Shopping em Belo Horizonte inaugura fazenda urbana com estufa de 1.500 m²

Foto: Foto: Érika Costa/Boulevard

A startup BeGreen e o Boulevard Shopping inauguraram em Belo Horizonte um espaço de 2.700 m² para produção de hortaliças sem agrotóxicos utilizando um sistema aquapônico de cultivo em consórcio com a criação de peixes.

Tendo como principal premissa a sustentabilidade, a fazenda urbana conta com um projeto de compostagem, que produz substrato com os resíduos orgânicos provenientes da praça de alimentação do shopping e possui um sistema de captação de água da chuva para a redução de consumo.

Toda a obra foi feita de containers reaproveitados, que virariam sucata e os móveis têm matéria prima a madeira plástica, produzida com plástico reciclado. Além disso, o piso utilizado no projeto é fabricado com rejeito de mineração.


Foto: Divulgação Boulevard

A estufa de 1.500 m² tem capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces e ervas por mês. O espaço ainda conta com uma loja para venda de produtos cultivados e de produtores locais e um restaurante com o conceito ‘farm-to-table’ (da fazenda para a mesa) com pratos que utilizem as hortaliças e legumes orgânicos e da produção local.


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O espaço ainda conta com um espaço de convivência com mesas, deck e palco para realizações de eventos relacionados à vida mais saudável e à conscientização da nova agricultura


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“Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final. Aqui na Fazenda BeGreen Boulevard, teremos a produção e o consumo num mesmo local e o consumidor saberá a procedência de tudo que está consumindo”, explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano Bitencourt.

Foto: Mateus Baranowski

Na Fazenda, além do cultivo de hortaliças e legumes, outros produtores locais podem vender seus produtos agroecológicos na loja Casa Horta. “A intenção é que aconteça um comércio justo para os produtores e clientes que procuram por alimentos saudáveis, frescos e locais. O frequentador do shopping poderá ter uma alimentação mais saudável, com garantia de procedência, ao alcance das mãos sem precisar sair do shopping”, conta Paulo Ceratti, gerente de marketing do Boulevard.


Foto: Mateus Baranowski

O projeto ainda contempla várias ações integradas, como a realização de ações de conscientização de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, e eventos e treinamentos de produção sustentável que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano.


Foto: Divulgação Boulevard


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Autor: Ciclo Vivo