Livro – A Energia que Queremos – Os Caminhos para uma Matriz Sustentável

A obra da semana é sobre a energia elétrica no país e a importância de debater e se aprofundar neste cenário nacional. E que a decisão da energia que queremos, depende essencialmente da sociedade brasileira.

O livro é muito bem explicado, com diversas fotos de qualidade de Pedro Bayeux e Otávio Almeida. Há uma grande variedade de diagramas e infográficos para dar uma explicação mais completa e aprofundada no assunto. O projeto gráfico tem autoria de André Gonzalas e Pedro Matallo.

Com a exceção das poucas comunidades indígenas isoladas, que vivem completamente independentes da sociedade moderna, todos nós dependemos da energia elétrica em praticamente todas as nossas atividades diárias.

A energia elétrica influencia diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) de um país, e pode ser correlacionada com seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além de também ser essencial nas áreas da saúde, educação e segurança.

Desde o descobrimento da eletricidade, é uma corrida mundial para o desenvolvimento de novas tecnologias de geração buscando cada vez mais a otimização dos custos.

Todos os países desenvolvidos fazem a sua melhor escolha de quais fontes que usariam para dar o suporte energético para se desenvolver, crescer e melhorar suas condições de vida, sempre em mente soluções para busca da redução das emissões de poluentes.
 
A fonte mais forte e abundante no Brasil, é a hidrelétrica. Considerada por muitos, uma opção privilegiada em função do seu baixo custo de geração e seu caráter renovável.

O que se busca no livro, é compreender quais são as dificuldades, o que, de fato, é viável para o cenário nacional em ternos de geração e quais são os requisitos para que cada fonte cumpra seu papel numa matriz diversificada, sustentável e eficiente.

Acredita-se também que a sociedade brasileira precisa debater amplamente a questão energética nacional, e entender quais são os benefícios e os custos financeiro, sociais, ambientais. E decidir qual energia queremos, e que esta deve ser decida pela sociedade brasileira.

O livro é dividido em cinco capítulos e seus temas são:

Capítulo 1 – Energia elétrica: Um bem essencial;
Capítulo 2 – Geração, transmissão e consumo de energia elétrica;
Capítulo 3 – Nossa matriz elétrica
Capítulo 4 – Os desafios para a expansão sustentável do setor elétrico brasileiro;
Capítulo 5 – A matriz elétrica nacional ideal;

Exemplar disponível na biblioteca do Instituto de Engenharia.

Autor: Martha Amorim