A obra de autoria do engenheiro civil e arquiteto, que foi professor da Escola Politécnica, e Engenheiro da secretaria de viação e obras públicas, Francisco Prestes Maia fez este livro como um estudo de um plano de avenidas para complementar o sistema de viação da cidade de São Paulo.
Exmo. Snr. Dr. J. Pires do Rio, quando prefeito da Capital, organizou e publicou o livro em 1930, no intuito de mostrar os planos de remodelação da cidade de São Paulo. O ex-prefeito incluiu uma “documentação acerca das vultuosas obras e importantes emprehendimentos que caracterizam seu brilhante período administrativo.”
Arthur Saboya, autor do prefácio, comenta os futuros projetos já em pauta na época, como a ligação de dois bairros vizinhos, Araçá-Villa Pompeia, que ficaram por um tempo sem comunicação direta, e hoje estão entrelaçados em via pública. Estradas municipais foram quase todas pavimentadas, como São Paulo-Santo Amaro. Os esboços dos projetos do Parque Ibirapuera e o Mercado Municipal.
“Os serviços de pavimentação da cidade tiveram incremento aqui jamais observado. A execução dos calçamentos, em qualquer dos seus vários typos, nunca foi susceptível de crítica séria.”
O livro faz parte do Memorial da Engenharia do Instituto e está disponível para consulta na biblioteca, em nossa sede.
Autor: Martha Amorim