São diversos os aparelhos e aplicativos adaptados para os mais de 285 milhões de deficientes visuais do mundo possam utilizar os serviços de comunicação e informação dos smartphones e smartwatches.
A maioria desses dispositivos, no entanto, utiliza o som como meio de “entregar” a informação ou mensagem ao usuário – o que, para um deficiente visual, pode ser um problema: ou é preciso utilizar fones de ouvido (e isolar o usuário dos sons ao seu redor, o que, para um deficiente visual, é determinante), ou suas informações se tornam públicas para quem estiver ao seu redor.
O novo “relógio inteligente” da empresa sul-coreana Dot, no entanto, veio para resolver esse dilema: trata-se do primeiro smartwatch em braille.
A face do relógio traz quatro células de braille, que se alteram seus caracteres de acordo com a mensagem ou informação recebida. O relógio funciona como qualquer outro smartwatch, conectado a um smartphone por bluetooth, e recebe mensagens de qualquer aplicativo ou serviço, como Messenger, Whatsapp, ou direções do Google Maps. Da mesma forma, o usuário pode enviar mensagens utilizando os botões laterais do relógio.
O smartwatch da Dot vem sendo desenvolvido há três anos, e pretende superar os problemas dos antigos dispositivos de braile, que costumam ser caros, grandes e pouco funcionais.
Os primeiros 140 mil exemplares, vendidos em pré-venda, começaram a ser enviados nesse mês, e é possível encomendar, ainda como pré-venda pelo site da empresa.
Mil unidades serão também vendidas em lojas na Inglaterra, por 320 dólares. Se, volta e meia, a tecnologia parece existir para propósitos pouco nobres, esse definitivamente não é o caso – tecnologia serve para isso.
Autor: Hypeness