Equoterapia Adapte no Acampamento dos Engenheiros

Desde julho de 2010, o Acampamento dos Engenheiros do Instituto de Engenharia, em São Bernardo do Campo, possui em suas instalações a Equoterapia Adapte, como parte do Centro Equestre São Jorge. 

Atualmente, eles recebem, semanalmente, 40 praticantes, geralmente portadores de deficiências sensoriais e/ou motoras (dificuldades de aprendizagem, atenção, comportamento e síndromes, entre outros). Porém, a maioria das pessoas que precisa desse tipo de tratamento não tem condições de arcar com essa despesa, gerando uma lista de espera que aguarda bolsa.
A capacidade de atendimentos da Adapte é de 20 praticantes por dia, em um total de 120 pessoas por semana. 

Sobre a equoterapia 

É um método científico que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação, esporte e lazer. 

A equoterapia, como método terapêutico de reabilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas ou mentais, foi reconhecida, pelo Conselho Federal de Medicina, em 9 de Abril de 1997, e fica restrita a uma equipe interdisciplinar e sempre com indicação médica. 

A Adapte é um local de fácil acesso (por isso atendemos o município de São Paulo e grande ABCD) e visualmente privilegiado, em um ambiente propício para a prática de equoterapia e esportes equestres em geral. 

Possui pistas adequadas (inclusive uma coberta), rampa para montaria, estacionamento, consultório equipado (fisioterapia, estimulação global, pedagogia e psicologia), ateliê (arte terapia) e espaços para recreação. 

Contribuição 

A Equoterapia Adapte sempre procura parcerias (pessoas físicas ou jurídicas) para patrocinar o tratamento de pessoas carentes ou colaborar com materiais de uso diário, como ração e medicação para equinos, aparelhos de fisioterapia, brinquedos pedagógicos, material gráfico para trabalho com as crianças etc). 

Entre os materiais mais usados no dia a dia para os nossos companheiros de trabalho mais ilustres (dra. Panqueca, dr. Bandit, dr. Julião e o nosso pequeno aspirante a dr. pequeno Feijão), temos: 

Ração – 6kg por dia para Panqueca e Bandit, 4Kg para Julião e 2Kg para o Feijão;
Aveia, complementar, dois sacos por mês;
Linhaça – misturamos na ração para evitar problemas digestivos;
Alfafa e /ou Feno;
Medicação básica para emergências: Pentabiótico, Azium, Banamime, Buscopan, Vermífugo, Equipalazone, NGF-5, Iodo/Povidine, Furacim, Unguento, Potenay, Stimovit, Mercepton, Aminoácido, Bactrovet spray, Glucafós;
Produtos para higiene dos animais,
Produto para manutenção dos materiais em couro dos animais.

Para atividades complementares realizadas com as crianças: 

Material gráfico: lápis, lápis colorido, massinha, argila, tinta guache, papel sulfite e papel colorido etc;
Brinquedos e jogos educativos (esses podem ser de segunda mão se estiverem em bom estado).

Para mais informações sobre inscrição e doação, com Silvia, pelo WhatsApp 11.97385.2121

Autor: Equoterapia Adapte