Governo do Estado de São Paulo suspende até 2017 obras de dois trechos da Linha 17 – Ouro do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo suspendeu até o fim deste ano novas construções nos trechos 2 e 3 da Linha 17 – Ouro do Metrô, com sistema de monotrilho. Somados, eles contariam com 9,9 km de extensão e 10 estações, integradas às Linhas 1 – Azul e 4 – Amarela e ao Aeroporto de Congonhas. O motivo da ação é a “crise econômico-financeira que o país atravessa, com a alta da inflação, fortalecimento do dólar, queda do PIB e juros altos”, segundo nota divulgada pela a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). 

De acordo com a empresa, será priorizada “a conclusão das obras dos trechos em andamento que já estão com obras avançadas antes de dar início às novas frentes de trabalho”. O trecho 1 da Linha 17 – Ouro tem 7,7 km, conexão com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM e está em construção pelo consórcio composto por Andrade Gutierrez e CR Almeida. A previsão de entrega é o segundo semestre de 2017. 

Já os trechos suspensos prometem ligar a estação Panamby à São Paulo – Morumbi e a Jabaquara à Vila Paulista. Apesar disso, o Metrô afirma que “os projetos executivos estão licitados e o escopo principal contratado das obras (estrutura civil e trens), o que garante que as obras serão posteriormente retomadas no futuro, com a melhora da economia do País”. 

Anteriormente, a obra já foi retirada da pasta de prioridades da gestão atual; foi denunciada por ter sido licitada sem um projeto básico consistente; e, em novembro, entrou no pacote de concessões do Governo para os serviços de operação e manutenção. 

O Metrô não deu prazo para retomar as obras, que tinham sido prometidas inicialmente para a Copa do Mundo de 2014.

 

Autor: PINIWeb