Após anunciar, em novembro do ano passado, a nova tecnologia de elevadores, a empresa alemã ThyssenKrupp apresentou mais detalhes sobre o funcionamento dos elevadores Multi, projetados a partir de novas tecnologias. No lugar dos cabos, os elevadores trabalham em um movimento único circular, o que permite a incorporação de até 16 cabines de elevador por poço.
Atualmente, os sistemas de transporte por elevadores têm a capacidade de até uma cabine por poço. O projeto da ThyssenKrupp representa uma facilidade para o setor da construção civil, pois torna o transporte de pessoas mais eficiente, mantendo a segurança. No elevador que não utiliza cabos é utilizada a tecnologia de levitação magnética, o que permite tanto o deslocamento vertical como horizontal.
O sistema consiste na introdução de motores lineares nas cabines. Estas vão atingir velocidades de 5 metros por segundo, e no período de tempo de 15 a 30 segundos o sistema permite o acesso ao elevador. As várias cabines no mesmo poço permitem uma maior capacidade de transporte e o sistema é possível de ser adotado em prédios de diferentes alturas.
Além de maior eficiência no transporte, há também redução da área útil ocupada pelos mecanismos e diminuição dos custos em obras. O modelo já está em funcionamento no Centro de Inovação da empresa, localizado em Gijón, na Espanha, mas em pequena escala. O modelo em tamanho real deverá ser lançado até o final de 2016, em Rottwei, na Alemanha, em uma torre de testes.
Recentemente, a empresa divulgou um vídeo que mostra o funcionamento do sistema de transporte dos elevadores Multi, confira a seguir:
Autor: Blog da Engenharia