Água é um tema tão importante para a sobrevivência que já foi assunto de seminário no Instituto de Engenharia, em 2003. Há mais de dez anos, foi gerado desse assunto um relatório de conclusões e recomendações do Instituto de Engenharia entregue ao governo do estado de São Paulo.
Em 2003, a situação dos reservatórios era crítica, sendo que a região passava por um período hidrológico delicado com poucas precipitações. Cenário muito parecido com o que atinge o estado de São Paulo atualmente. No entanto, neste momento, está instaurada a crise hídrica, em que o prejuízo atinge não apenas o abastecimento de água, como também o setor elétrico.
Diante desse cenário, o Instituto de Engenharia, com sua costumeira inquietação na busca do bem estar da sociedade, organizou e coordenou um documento sobre os recursos hídricos da Macrometrópole Paulista
Tal documento é uma atualização do relatório elaborado em 2003 e foi redigido a partir de discussões internas com a participação de experientes especialistas. Esse relatório também foi entregue ao governo do estado de Estado de São Paulo como forma de colaboração com os trabalhos desenvolvidos e em planejamento.
Confira nos arquivos os dois relatórios.
Autor: Presidência do Instituto de Engenharia