Empresa promete revolução com baterias para residências

Os dispositivos podem “guardar” energia proveniente de fonte solar, eólica ou captada do sistema elétrico e conseguiriam garantir seu suprimento durante apagões ou em áreas remotas. 

A Tesla Motors pretende começar a vender essa bateria nos próximos meses e promete 'revolucionar' o mercado da energia no mundo, ao dar a seus usuários mais independência das redes elétricas e uma alternativa a geradores movidos a combustível fóssil. 

Segundo o presidente da Tesla Motors, Elon Musk, a inovação pode ser particularmente útil em países em desenvolvimento. “Isso será uma grande solução para pessoas em partes remotas do mundo”, disse Musk. 

“Vamos ver algo semelhante ao que aconteceu com os celulares e as linhas fixas de telefone. Com os celulares não houve a necessidade de estender as redes telefônicas em muitos países e em localidades remotas.”
Segundo um comunicado da Tesla Motors “(a nova bateria) é um passo crítico na missão (da empresa) de permitir a geração de energia sem emissão (de poluentes)”. 

A empresa é conhecida por suas inovações no ramo de veículos elétricos, mas Musk também tem apostado em pesquisas em outras áreas.
Em 2013, ele revelou um projeto bilionário para a construção de um sistema de transporte de passageiros em cápsulas que podem viajar por cima e por baixo da terra. 

O chamado Hyperloop usaria magnetos e ventiladores para impulsionar essas cápsulas, que flutuariam dentro de um longo tubo, movidas a energia solar. Segundo Musk, o sistema poderia permitir que uma viagem de apenas meia hora ligasse as cidades de Los Angeles e San Francisco, que ficam a 610 km uma da outra.

Autor: BBC