Consórcio divulga vídeo da passagem do Tatuzão por estação da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras de construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro entre Ipanema e Gávea, divulgou na última semana um vídeo em timelapse que mostra a manutenção e a passagem do Tunnel Boring Machine, o Tatuzão, pela Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O equipamento segue agora sob o leito da Rua Visconde de Pirajá em direção à Estação Jardim de Alah, que será a segunda a recebê-lo.

O Tatuzão chegou à Estação Nossa Senhora da Paz no final de fevereiro, quando atravessou uma parede de estação pela primeira vez. Lá, o equipamento passou por uma manutenção programada para lubrificação, limpeza e reparos com solda e trocas das peças principais, responsáveis por escavar o solo e transportá-lo para o interior da máquina. No cronograma de operação do equipamento, há paradas programadas em todas as estações e outras ao longo do percurso de escavação dos túneis. 

A ferramenta de escavação tem 2,7 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala as aduelas, anéis de concreto que formam os túneis. Todas as 2.754 aduelas necessárias para a construção do túnel entre Ipanema e Gávea já foram produzidas e estão estocadas na Leopoldina. 

Também farão parte da Linha 4 as estações São Conrado, Jardim Oceânico, Gávea e Antero de Quental. O sistema metroviário de 16 km de extensão é um projeto do Governo do Estado e está orçado em R$ 8,7 bilhões.

Autor: Infraestrutura Urbana