Londres anuncia novo metrô que dispensa maquinista

Seguindo o exemplo dos trens da linha Amarela, em São Paulo, o metrô de Londres anuncia uma novidade para 2022: transporte subterrâneo sem a necessidade de maquinista em operação. O anúncio foi feito pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, que informou à todos sobre o novo design e funcionalidade dos trens nas linhas Waterloo & City, Piccadilly, Bakerloo e Central.

O projeto, feito a partir de uma parceria entre a marca Priestmangoode e a Transport for London (TFL), traz à tona o uso de computadores operando um serviço que carrega boa parte dos passageiros em algumas das 24 milhões de viagens em toda a rede de transporte público de Londres. A condução será totalmente automática após os primeiros testes, que ainda terá um condutor a bordo, para evitar qualquer imprevisto de lançamento do serviço.

Os trens modernos e “futuristas” trazem outras comodidades, como maior capacidade, passagem livre entre os vagões, ar condicionado, Wi-Fi e telas que substituirão os painéis de papel com informações e notícias ao vivo. O diretor da Priestmangoode, Paul Priestman, explicou que a ideia central é celebrar a grande história do design de transporte na cidade. “O bom design não é apenas sobre o estilo, é sobre fazer algo melhor e mais fácil de se executar e manter”, disse.

Assista ao vídeo de apresentação do novo metrô:

Autor: Hypeness