Livro – Os pioneiros da habitação social

Esta obra, composta por três volumes, é resultado de anos de pesquisas e estudos coordenados pelo arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, realizados na Universidade de São Paulo. Reunindo documentação inédita e uma análise original, constitui a mais ampla e completa publicação sobre habitação social já realizada no País.

Um ensaio fotográfico de Bob Wolfenson foi realizado especialmente para a coletânea, que também conta com uma introdução do historiador Nicolau Sevcenko.

Hoje, de acordo com Bonduki, após um século de políticas públicas habitacionais, completado em 2012, o Brasil alcançou condições para garantir o direito à moradia digna para toda a população, desde que se enfrente o patrimonialismo e uma visão estreita que insiste em produzir moradias sem construir cidades. 

O poder público ainda não enfrentou de maneira consistente e articulada o problema urbano e fundiário, nem se preocupou com a qualidade dos projetos e a inserção urbana dos empreendimentos, questões que nortearam os projetos criados entre 1930 e 1964, mas caíram em desuso a partir do golpe militar e da instituição do Banco Nacional de Habitação (BNH).

Autor: Editora Unesp