O motorista que parte de São Paulo em direção a Limeira viaja pela melhor rodovia do Brasil, a Bandeirantes (SP-348), segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Entre as 10 melhores estão outras oito rodovias do Estado de São Paulo. O levantamento revela que das 10 melhores rodovias do Brasil, nove são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Na segunda posição do ranking está outra via do Programa de Concessão Paulista, a SP-330 (Anhanguera), no trecho entre São Paulo e Uberaba (MG). Em terceiro lugar mais uma rodovia paulista concedida: a ligação entre Campinas e Jacareí, Rodovia D. Pedro I (SP-65).
O estudo CNT/2013 mostra outro dado bastante importante em consideração à boa qualidade das rodovias. As vias em bom estado – com ótima condição de pavimento – melhoram o rendimento dos veículos baixando o consumo de combustível, de lubrificantes, de pneus e de freios.
“O acréscimo médio do custo operacional devido às condições do pavimento das rodovias brasileiras é de 25%”, aponta a pesquisa. Situação bem diferente vivida pelos motoristas em São Paulo, que utilizam pistas em excelente qualidade e têm economia de dinheiro e desgaste menor do veículo, além de contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Se o pavimento de todas as rodovias tivesse classificação boa ou ótima, em 2013, seria possível, destaca o levantamento CNT, uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que representa 661 milhões de litros de óleo diesel (R$ 1,39 bilhão) e uma redução da emissão de 1,77 megatonelada de gás carbônico, principal gás do efeito estufa.
Situação inversa encontrada nas rodovias sob concessão de São Paulo, onde o usuário trafega em pistas com ótimas condições. O estudo revela ainda que 93,7% do pavimento da malha concedida paulista é ótimo ou bom, sem nenhum trecho considerado péssimo.
Ainda de acordo com o levantamento, 82,2% das rodovias concedidas paulistas são consideradas ótimas e boas. Em comparação com a malha nacional pesquisada (96.714 quilômetros de rodovias) apenas 36,2% são consideradas ótima e boa. Na outra ponta da tabela, somente 6,2% das vias no Estado de São Paulo são consideradas ruim/péssima, ante 29,4% das rodovias no restante do País.
De todas as unidades da Federação, São Paulo é o Estado que tem o maior porcentual de malha rodoviária avaliada como ótima, com 57,3%, seguido do Rio de Janeiro (34,5%) e Santa Catarina (22,5%).
A 17ª edição da pesquisa avaliou mais de 96.714 quilômetros de estradas em todo o país, abrangendo rodovias concedidas e públicas, estaduais e federais. Foram levados em conta aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via. A partir desses dados foi possível obter a classificação do estado geral.
Ligação Rodovia Concessionária
1) São Paulo SP – Limeira SP SP-310 / SP-348 AutoBan
2) São Paulo SP – Uberaba MG SP-330 AutoBan, Autovias, Intervias e Vianorte
3) Campinas – Jacareí SP-65 Rota das Bandeiras
4) São Paulo – Itaí – Espírito Santo do Turvo SP-280 ViaOeste, Rodovia das Colinas e SPVias
5) Bauru – Itirapina SP-225 Centrovias
6) Ribeirão Preto SP – Borborema SP SP-330, SP-333 Triângulo do Sol
7) São Paulo SP – Taubaté SP SP-70 Ecopistas
8) Rio de Janeiro RJ – São Paulo SP BR-116 CCR Nova Dutra
9) Piracicaba SP – Moji Mirim SP SP-147 Intervias
10) Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP – Itirapuã SP SP-255, SP-310, SP-318, SP-334, SP-345 Triângulo do Sol e Autovias
Autor: moto.com.br