O Instituto Mauá de Tecnologia-IMT, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo – por meio de suas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Relações Internacionais – e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e com apoio do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), realiza, no dia 18 de outubro, das 9h às 13h, o Seminário “Segurança Veicular Brasil-Suécia” que reunirá especialistas do assunto de ambos os países. Com participação gratuita, as inscrições estarão abertas até dia 17 de outubro, dia anterior ao do evento.
No evento, o Instituto Mauá de Tecnologia apresentará mais informações sobre o Laboratório de Testes e Desenvolvimento em Segurança Veicular e Mobilidade – “crash test”, cujo projeto de implantação já foi apresentado ao Governo Federal.
Esse Laboratório será oprimeiro centro brasileiro para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segurança veicular e mobilidade, incluindo a colisão de veículos ou “crash test”, de acordo com normas brasileiras, americanas e europeias.
A implantação desse laboratório também reforçará a aproximação de alunos e professores do Centro Universitário do IMT com pesquisadores da indústria e com os mercados automotivos nacional e estrangeiros, e está inserida nas diretrizes do “Programa Inovar-Auto” do Governo Federal, que visa incentivar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no País. O local previsto para implantação do laboratório é o futuro Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo. Toda a estrutura deverá ser acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Serviço:
Data: 18.10.2013
Credenciamento: das 8h às 9h
Seminário: das 9h às 13h
Local: Teatro Cacilda Becker – Praça Samuel Sabatini – Centro de São Bernardo do Campo
Inscrições (gratuitas) até 17.10.2013
Mais informações e inscrições: [email protected] e (11) 4348-1051
Palestras:
– Apresentação sobre o Laboratório de Testes e Desenvolvimento de Segurança Veicular e Mobilidade (Crash Test) por Fábio Bordin, Superintendente de Planejamento e Desenvolvimento do Instituto Mauá de Tecnologia
– Segurança no Trânsito: A experiência Sueca na Área de Infraestrutura e Segurança Veicularpor Astrid Linder, chefe do Centro de Pesquisas doThe Swedish National Road and Transport Research Institute (VTI).
– O Centro de Simulação de Mobilidade Terrestrepor Argemiro Costa, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus e membro daSAE Brasil (Secretaria de Assuntos Estratégicos do Brasil).
– Novas tecnologias em Segurança Veicular por Rogério Rezende, vice-presidente daAnfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores e diretor de Assuntos Governamentais da Scania.
– Segurança Veicular: a visão do legislador por Daniel Tavares, representante doDenatran – Departamento Nacional de Trânsito.
– Segurança Veicular e Inovação Tecnológica – A visão da ABDI por Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
Brasil e Suécia são parceiros desde 2009, época em que os países firmaram um acordo de cooperação e criação de programas industriais em alta tecnologia. Hoje, existem laboratórios de aprendizagem no Brasil e diversas iniciativas de cooperação bilateral como, por exemplo, o Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), para promoção entre empresas e universidades dos dois países.
Autor: Assessoria de imprensa