Pesquisadores usam escâner para criar mapa 3D da Torre de Pisa

Jonathan Roberts, da CSIRO Informatics, parte da agência nacional de ciência da Austrália, mostrou à BBC como funciona o escâner, chamado Zebedee: basta caminhar pela torre para registrar todos os seus detalhes no aparelho.

Os cientistas australianos escolheram a Torre de Pisa para o projeto por causa de sua arquitetura peculiar, já que seria muito difícil mapear as escadas circulares com um escâner tradicional, explica Roberts. 

O sistema do Zebedee escaneia diversas vezes todas as partes da torre e as usa como referência para os cálculos do mapa em 3D.
Segundo ele, o método pode ajudar nos esforços de conservação e restauração de locais que sejam de patrimônio histórico. 

Franco Tecchia, professor de estudos avançados da Faculdade Sant’Anna, na cidade de Pisa, diz que os resultados preliminares do projeto consistem em um sistema interativo de visualização, que permitirá aos observadores entrar no mapa virtual da torre, inclusive em áreas a que muitos visitantes normalmente não teriam acesso. 

O objetivo final é que esses visitantes possam “passear” virtualmente pelo mapa em 3D e ter acesso a todos os detalhes da famosa torre italiana.

Autor: BBC