Linha 2-verde terá sistema mais rápido a partir de domingo

Começa a funcionar no domingo um sistema que promete reduzir em 20% a espera dos passageiros na linha 2-verde do metrô paulista.

O novo sistema de controle e sinalização, que é testado desde o ano passado, será usado pela primeira vez em toda a linha -14,7 km.

Chamado de CBTC, ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens -hoje de 160 segundos, em média.

No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos. Por segurança, precisam ficar a 150 metros uns dos outros.

O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, possibilita a localização em tempo real em todos os trechos -permitindo uma distância menor.

O intervalo reduzido pode ajudar a reduzir a superlotação. Em 2012, a média da linha 2-verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por metro quadrado.

O sistema será implantado de forma gradativa e vai funcionar inicialmente apenas aos domingos. Após os testes, o CBTC será instalado nas linhas 1-azul e 3-vermelha.

Os contratos para o sistema foram assinados com a Alstom em 2008, ao custo de mais de R$ 700 milhões.

A empresa francesa é uma das suspeitas de integrar cartéis que fraudaram licitações de trens e metrô em São Paulo e diz que está colaborando com as autoridades brasileiras na investigação do caso.

Autor: Folha de S.Paulo