Entrou em vigor na última terça-feira (23) na China um decreto que proíbe a construção de edifícios públicos novos por cinco anos. Segundo o presidente do país, Xi Jinping, esta medida foi criada para que os gastos sejam direcionados ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar da China. A proibição também cobre construções de estruturas luxuosas como centros de treinamento, hotéis ou redes hoteleiras governamentais.
Até 2017, apenas obras de remodelação e restauração de antigas instalações governamentais serão permitidas. O governo examinará estes projetos e só aprovará os que serão realizados para aumentar as medidas de segurança ou para recuperar funções dos escritórios, proibindo obras “caras e desnecessárias”.
O decreto foi criado após a denúncia que nos últimos anos foram construídas algumas sedes de governos locais irregularmente e com grandes excessos orçamentários, o que, segundo as autoridades, “danificou a imagem do Partido Comunista e do governo, aumentando a veemência do descontentamento público”.
Autor: Infraestrutura Urbana