Ferrovia que ligará Minas Gerais à Bahia está orçada em R$ 10,6 bilhões

O custo de implantação da ferrovia que ligará Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (BA), está estimado em R$ 10,66 bilhões, de acordo com o projeto de engenharia apresentado recentemente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trecho terá 1.419 km de extensão.

A ferrovia deve passar por 27 municípios de Minas Gerais: Capitão Eduardo, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Montes Claros, Francisco Sá, Capitão Enéas, Janaúba, Verdelândia, Pai Pedro, Gameleiras e Espinosa.

Já na Bahia o sistema contemplará 25 cidades: Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba, Guanambi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia, Maracás, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itatim, Santa Teresinha, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Feira de Santana, Anguera, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Candeias.

Ao longo da ferrovia serão criados 191 obras de arte especiais (pontes e viadutos) para transpor cursos d'água e pátios de manutenção a cada 300 quilômetros. O percurso deve ser concluído em pelo menos 19 horas e 30 minutos, segundo as estimativas iniciais.

A expectativa é que a obra na ferrovia leve 44 meses para ser concluído.

Os interessados podem encaminhar suas contribuições sobre o traçado do projeto até 19 de julho pelo site da ANTT ou pelo correio (SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla – Polo 08 – Brasília/DF – CEP 70200-003).

Autor: PiniWeb