Os melhores cursos de engenharia do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a avaliação das instituições de ensino superior por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do ensino. A nota do IGC vai de 1 a 5.

Para chegar ao IGC, são levados em conta os Conceitos Preliminares de Curso – CPC – (que avaliamo rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes). Os cursos avaliados entre os níveis 5 e 4 de IGC fazem parte do grupo de excelência. O nível 3 é considerado regular e 1 e 2 são conceitos insuficientes.

O CPC também vai de 1 a 5 e funciona da mesma forma que o IGC, com os níveis 4 e 5 sendo excelentes. Entre as instituições que oferecem cursos de engenharia civil, por exemplo 52 estão ranqueadas dentro do grupo de excelência. Mas o nível 5, que é máximo, foi atingido por apenas 6 instituições. Dentre as faculdades ou universidades que oferecem cursos de engenharia de produção, 43 entraram para o grupo de excelência, sendo que 5 delas atingiram o nível máximo.

Já entre os cursos de engenharia cartográfica, engenharia de agrimensura, engenharia de recursos hídricos, engenharia geológica, engenharia sanitária, engenharia têxtil, engenharia de minas e engenharia agrícola não houve instituições consideradas excelentes.

Entre as habilitações da área de engenharia, confira quais instituições foram as mais bem avaliadas pelo MEC, com CPC 4 ou 5:

CLIQUE AQUI E VEJA QUAIS SÃO AS INSTITUÇÕES;

Autor: Exame.com