O projeto de protetor de cockpit para fórmulas desenvolvido pelo designer brasileiro Ubiratan Bizarro Costa será apresentado na sede da FIA, em Paris, no próximo dia 7 de novembro, em reunião do OCRG (Grupo de Pesquisa de Cockpit Aberto).
O Grupo de trabalho da entidade que regulamenta o automobilismo mundial tem estudado diversas opções para aumentar a segurança dos fórmulas. O assunto voltou a ser bastante comentado no paddock da F1 após o acidente do último GP da Bélgica, em que Fernando Alonso e Kamui Kabayshi quase foram acertados pelo carro de Romain Grosjean, que passou por cima dos dois.
Alguns dias depois, Paddy Lowe, diretor técnico da McLaren, destacou a necessidade de uma proteção extra à cabeça do piloto e que a F1 deve estar tecnicamente apta a estrear uma cobertura para o cockpit em dois anos.
“Acho que a intenção é para 2014, já que iniciamos o projeto há um ano. Eu, particularmente, acho que isso é inevitável, porque se trata de uma vulnerabilidade de segurança grande que temos”, explicou.
O projeto de Bizarro Costa, que é responsável pela coluna TELEMETRIA no Tazio, não é de um cockpit totalmente fechado, mas composto de uma peça formada por duas barras que poderia ser fixa ou encaixada ao carro passando por cima da cabeça do piloto. Como elas respeitariam a largura normal do cockpit, o piloto também poderia sair rapidamente, entre as barras, sem a necessidade de retirá-las em caso de capotamentos ou incêndios.
O designer trocou diversas mensagens de e-mail com Charlie Whiting, diretor técnico da FIA, até finalmente receber o convite para ir a Paris de Andy Mellor, chefe do departamento técnico do Instituto FIA.
“Será uma reunião específica do OCRG para discutir os projetos, trabalhos, testes em andamento e etc. Eu poderei apresentar o meu projeto PCP [Protetor de Cockpit] para os engenheiros presentes do grupo”, explicou o brasileiro, que fará uma apresentação de slides com três modelos diferentes do seu projeto.
Autor: Jalopnik