Para atender a demanda por engenharia voltada a grandes projetos, a Pöyry, empresa finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, decidiu implantar, como parte de sua estratégia de negócios, Centros de Engenharia em diversas localidades do mundo. Até o momento, existem três complexos em funcionamento, na Polônia, China e Tailândia.
Para o Brasil, os principais benefícios serão a capacidade de combinar o conhecimento dos requisitos e necessidades locais, com um maior acesso a mão de obra qualificada, assim como a possibilidade de acompanhar de forma mais próxima o trabalho de fornecedores de equipamentos e materiais situados no leste europeu e na Ásia, em particular na China, responsável por grandes investimentos industriais no Brasil.
De acordo com o plano estabelecido pela empresa, o Brasil poderá utilizar esses centros para fazer intercâmbio de engenharia de detalhamento de projetos que estejam acontecendo no País. O intercâmbio com a Polônia começou no ano passado e alguns profissionais daquele país já realizaram estágios com equipes de profissionais brasileiros para a familiarização com requisitos locais.
“Até o momento, o intercâmbio com o Brasil ocorreu na disciplina de mecânica, com maior ênfase na atividade de criação de modelos 3-D, mas este ano a previsão é ampliar o compartilhamento de recursos para as disciplinas de automação, elétrica e tubulação”, conta Marco Giusti, diretor de Engenharia e Operações da Pöyry.
A companhia já atuou desta forma para projetos liderados por escritórios da Europa e da Ásia e prevê que ainda este ano consiga fazer a transferência completa da engenharia de detalhamento de um projeto liderado pelo escritório do Brasil no setor de papel e celulose. A Pöyry acredita na possibilidade de integrar a engenharia brasileira aos demais centros, o que permitirá que sua atuação seja como usuário ou provedor de recursos de engenharia para grandes projetos.
Autor: Administradores.com