Gás Natural

No início do período de Concessão da Comgas, havia grande demanda reprimida pelo gás na indústria. Nosso principal foco então, foi a expansão da malha de distribuição através do atendimento das indústrias deslocando por sua vez outros energéticos, estes clientes funcionaram como âncoras no desenvolvimento dos projetos. Num segundo momento, veio a capilarização dessas redes existentes atendendo aos mercados residencial, comercial e GNV.

A partir da disseminação da cultura do gás natural, nos últimos 5 anos, a Comgás vem dando um importante enfoque no que chamamos de “Novas Aplicações” que abrange cogeração, climatização e geração de energia a partir do gás natural, das quais são aplicações com grande potencial para as distribuidoras. Desde então, a Comgás obteve um crescimento expressivo neste mercado atualmente fornecendo gás para a produção equivalente a 119,5 MW elétricos em cogeração industrial e 21,5 MW em cogeração comercial totalizando 141 MW instalados.

Em climatização já são produzidos através do gás natural aproximadamente 20.000 TR entre CAG através de Chiller por absorção e GHP (Gas Heat Pump) por expansão direta.

Mas ainda é pouco, o potencial do mercado é muito maior e esperamos crescer a venda de gás natural acima de 50% em 2 anos para estas aplicações, principalmente em empreendimentos do setor terciário (Shoppings Center, Condomínios Comerciais, Data Center, Supermercados, Hotéis e etc).

A cogeração é a produção simultânea de duas ou mais utilidades a partir de uma mesma fonte energética, como por exemplo o gás natural. Através de sua alta eficiência energética, que pode atingir níveis de 85 a 90% de eficiência, torna oferece para solução competitividade no custo operacional.

A implantação desta alternativa na matriz energética pode oferecer diversas vantagens ao empreendimento como: autossuficiência energética, o grid se transforma em seu backup e com o consumo junto à geração a energia é de melhor qualidade e de maior confiabilidade. Somado a isso, a produção da energia próxima ao do próprio local de consumo, evita perdas como transporte e distribuição do sistema, diminui da carga elétrica interligada do país e postergação de novos investimentos em geração e transmissão. Através da alta eficiência energética do processo racionaliza-se recursos e desta forma oferece menor impacto para o meio ambiente.

Na climatização temos observado um crescimento da aplicação do GHP (Gas Heating Pump) frente a Centrais de água gelada. Esta tecnologia é similar ao VRF elétrico e possui instalação similar. Possui uma operação silenciosa e com baixo nível de vibração. Umas de suas principais vantagens é o controle individual, podendo climatizar vários ambientes com diferente temperatura resultando em maior conforto e facilidade na manutenção uma vez que não é necessário parar o sistema todo. Além disso, o GHP consome até 90% a menos eletricidade do que um equipamento equivalente elétrico e utiliza gás de refrigeração de baixo impacto ambiental: o tipo HFC-R410.

Os equipamentos a gás natural ainda podem ser utilizados como forma de redução do consumo de eletricidade e ou como sistema de back up, proporcionando garantia em caso de falta de energia elétrica e até deslocamento de carga para outras necessidades e garantia operação em caso de falta da energia. Esta aplicação representa a metade do fornecimento direto de gás para geração de ar condicionado.

Um dos principais entraves para uma maior velocidade na difusão das aplicações de gás em questão é o desconhecimento da solução e seus benefícios pelos agentes do mercado: Investidores, arquitetos, engenheiros projetistas, construtores e etc. Eventos como o que o Instituto de Engenharia proporcionou como a visita deste público em nosso Centro de Operações, é muito bem-vinda e contribui para a mudança deste cenário.

Autor: Comgas