Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostra que cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados no Brasil vêm da construção civil. Segundo os dados, no ano passado, os 5.564 municípios fizeram coleta de aproximados 31 milhões de toneladas de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). O estudo revela também que parte deste entulho não recebe destino correto. Vai para locais em que podem causar problemas ao meio ambiente.
Uma construtora goiana investe em iniciativas que ajudam a diminuir impactos ambientais. Por meio do projeto ‘Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero’, a Pontal Engenharia reaproveita os resíduos da construção de suas obras. A empresa quer eliminar a caçamba de entulhos, promover soluções contra o desperdício e danos ambientais. Também pretende incrementar o uso do aterro sanitário de Goiânia.
Segundo Wesley de Andrade, engenheiro civil da Pontal Engenharia, a ação inova porque apresenta prática sustentável. Ele conta que o procedimento tem início em uma mini-usina de reciclagem, instalada dentro dos canteiros de obras da empresa, onde se reaproveita canaletas, blocos, concretos, pedras e argamassas.
Prêmio
Na reciclagem, o entulho se transforma em matéria-prima, empregado em revestimentos, contrapisos e produção de blocos de concreto. “A atividade melhora a gestão dos resíduos sólidos, economiza recursos naturais e diminui impactos ambientais”, explica Wesley.
Por seu caráter inovador, o projeto ‘Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero’ conquistou o 1º lugar na categoria Atividade Industrial – Pequena Empresa, na edição 2011 do Prêmio Goiás de Gestão Ambiental, que tem apoio Sebrae no estado. Também venceu o Prêmio Eco 2011, da Câmara Americana de Comércio (Amcham), que reconhece empreendimentos com práticas socialmente responsáveis e gera reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil.
Autor: DCI