O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), através da Mútua de Assistência dos Profissionais, criou o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional há alguns anos, com o objetivo de proteger os profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia contra problemas que venham a ocorrer em obras ou serviços, oferecendo cobertura aos danos causados a terceiros decorrentes de falhas e ou omissões profissionais.
Atualmente, o seguro já conta com aproximadamente 12 mil profissionais e empresas segurados, o que é considerado um número bastante pequeno com relação ao número de profissionais atuantes na área. Segundo Rafael Gesswein, coordenador do RC Profissional, “a ideia é que esse número vá crescer ainda mais no futuro”.
De acordo com Gesswein, muitas empresas multinacionais e algumas grandes companhias nacionais já exigem o seguro em editais de licitação, como já é de praxe no exterior. “Dessa forma, mais e mais empresas devem buscar o seguro para que possam participar das licitações”, disse Gesswein.
Os arquitetos, agora vinculados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), também podem aderir ao produto. Segundo Gesswein, o valor da apólice varia de acordo com o tamanho da empresa e com a atividade exercida pelo segurado. Para contratar o seguro, o profissional deve acessar o site http://www.profissionalcrea.com.br ou ligar para 0800-61-0003, opção 1.
Autor: PINIweb