NA MÍDIA: Kassab fala do Plano SP 2040 no Instituto de Engenharia

O prefeito Gilberto Kassab apresentou ontem o plano “SP 2040 – a cidade que queremos”, no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana, zona sul da cidade.

O programa tem o objetivo de traçar as principais diretrizes para a capital paulista conciliar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas próximas três décadas, com fortalecimento e diversificação da economia, recuperação e ampliação das infraestruturas urbanas.

O evento foi acompanhado por engenheiros, arquitetos e urbanistas.

“Esse plano simboliza a definição do futuro da cidade de São Paulo, que precisa de planejamento em longo prazo. Até o momento, não tínhamos discussões desse caráter. Agora podemos pensar na cidade de hoje e na de amanhã. Estamos falando de intervenções como as Operações Urbanas e o Projeto Nova Luz, por exemplo. São projeções para melhorar a qualidade de vida das gerações futuras”, disse Kassab.

Longo prazo

O SP 2040 é um plano de longo prazo para orientar uma ampla transformação da cidade nas próximas décadas, apontando novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que resultem em melhores condições de vida para a população e reforcem a presença de São Paulo no contexto das grandes cidades. O plano deverá servir de referência para a construção de uma cidade desejada pelo poder público, e por cidadãos, empresas e organizações.

“Queremos construir uma visão de como a cidade quer ser em 2040 e assim fazer as escolhas dos projetos estratégicos. Queremos fazer isso de forma compartilhada pela sociedade civil, associações e todos aqueles que quiserem participar”, explicou Miguel Bucalem, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Organização

Dentre as diretrizes, estão a implantação de novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental.

Os benefícios de elaborar um plano como o SP 2040 é que ele propicia a discussão com a sociedade e, dessa forma, articula diferentes setores da sociedade, além de garantir que os desejos dos cidadãos sejam integrados às decisões políticas.

O SP 2040 será desenvolvido com base em cinco eixos fundamentais: promoção do equilíbrio social, desenvolvimento urbano e sustentável, mobilidade e acessibilidade, melhoria ambiental e oportunidade de negócios.

Órgãos públicos, entidades privadas, organizações civis e a população em geral estão contribuindo para a formulação do documento, que prioriza as ações de desenvolvimento da cidade sem desrespeitar o meio ambiente.

Magnitude

“Quem pensa antes executa melhor. Quando se trata de um coletivo com a magnitude de São Paulo é preciso planejar para que o futuro seja mais próximo daquilo que queremos. Este plano é um exemplo que merece o envolvimento e apoio de todos”, afirmou José Roberto Bernasconi, presidente da regional de São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

Oficinas públicas do 2040

As 31 subprefeituras da cidade irão abrigar oficinas públicas do SP 2040. Cada oficina começa com uma apresentação de 30 minutos sobre o SP 2040 em que os moradores interagem com o palestrante e respondem a um questionário com perguntas de múltipla escolha sobre os principais desafios da cidade. Em seguida, os moradores são divididos em grupos para discutirem as questões e propor soluções que são recolhidas pela prefeitura.

O cronograma completo das reuniões pode ser conferido no site www.sp2040.net.br.

Autor: DCI