FAB apresenta software nacionalizado para controle do espaço aéreo

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta, nesta quinta-feira (15), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitario), que gerencia as aeronaves no céu do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba. O processo foi iniciado no segundo semestre de 2010 na capital paranaense, em substituição ao sistema X-4000, que ainda é usado no país.

A segunda etapa de implementação do Sagitario aconteceu no Cindacta III, no Recife, neste ano. O próximo passo será em novembro, no Cindacta I, em Brasília. A finalização do processo será em 2012, no Cindacta IV, em Manaus, segundo estimativa da FAB.

Os detalhes do software serão demonstrados pelo tenente-brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e pelo tenente-coronel Walcyr Josué de Castilho, do controle de tráfego aéreo da FAB, na sede do Cindacta II. O comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, também participam do evento.

Agilidade de ações
Uma das principais características do novo sistema é que a ferramenta vai permitir a redução da carga de trabalho dos controladores e tornar as operações envolvidas no controle do tráfego aéreo mais ágeis.

O Sagitario foi desenvolvido pela empresa brasileira de tecnologia ATech, que se baseou em um software com padrões de controle de espaço aéreo europeu e usou sugestões de um grupo seleto de controladores para aperfeiçoar o sistema aos padrões aéreos nacionais. Um dos principais pedidos foi a troca da cor da tela do software na tela dos computadores. Antes era preta e agora é cinza.

Os controladores podem contar com imagens meteorológicas na tela, como nuvens, registradas por meio de radares meteorológicos da Aeronáutica ou de satélites. Com a ferramenta é possível desviar um voo que estiver em rota direcionada para uma área de instabilidade muito forte e com turbulência.

Sinergia tecnológica
Os controladores dos Centros de Controle de Área (ACC) de Curitiba e do Recife estão trabalhando com o Sagitario e com o X-4000 em sinergia.Uma das principais mudanças do novo sistema está na transferência dos voos entre controladores. Isso acontece, por exemplo, quando uma aeronave passa de uma região monitorada por um ACC para outra. A transferência total de sistema deve demorar cerca de oito a dez meses, em cada Cindacta.

Com o X-4000 o controlador precisa comunicar essa transferência por telefone ao colega em outro centro. Com o Sagitario, esse procedimento passa a ser feito pela própria tela do computador. O telefone só vai continuar a ser necessário quando a transferência for para um local que não usa o novo sistema, como um aeroporto pequeno.

Por conta da carga de tarefas, os controladores trabalham em dupla – uma deles cuida principalmente da comunicação com pilotos e da operação na tela do computador, enquanto o outro monitora o trabalho e fica responsável por outras atividades, como o uso do telefone.

Para o tenente-coronel Nilo Sérgio Machado de Azevedo, da Divisão de Operações do Cindacta I, em Brasília, o Sagitario permite que o controlador substitua comandos hoje feitos no teclado do computador por cliques de mouse, o que faz com que fique mais atendo à movimentação de aeronaves na tela do computador.

Segurança de voo
Outra característica evolutiva do Sagitario em comparação com o X-4000 é o alerta de conflito de rota, que no novo sistema é acionado com mais antecedência. O sistema novo aponta a existência de conflito de rota entre duas aeronaves quando elas ainda estão no chão, apenas como o plano de voo apresentado pelo piloto e que é colocado no software. No modo operacional anterior, isso só é possível com as aeronaves em voo.

Autor: G1