Metrô de SP anuncia aquisição de 26 trens para linha-5 Lilás

O Metrô de São Paulo anunciou a aquisição de 26 novos trens que deverão integrar a frota da linha-5 Lilás –atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro (zona sul de SP), e que está em obras de expansão até a estação Chácara Klabin

De acordo com o metrô, o primeiro destes 26 trens, com seis carros cada, será entregue em 2013 –ano da inauguração da estação Adolfo Pinheiro, também na zona sul. Os demais devem ser entregues, progressivamente, dentro do período de 40 meses.

Ainda segundo o metrô, as composições custarão pouco mais de R$ 615 milhões e serão fornecidas pela fabricante espanhola CAF –que possui fábrica no município paulista de Hortolândia.

No próximo dia 28, o Metrô prometeu realizar audiência pública para discutir a aquisição de 15 novos trens para as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Dessa forma, as linhas terão 41 novas composições –de um total de 246 trens.

CONLUIO

Em maio, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu retomar a obra da linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo apesar das suspeitas de que houve acerto entre as empreiteiras na divisão dos lotes.

A suspeita foi revelada pela Folha em outubro do ano passado. Um vídeo e um documento com firma reconhecida em cartório anunciavam seis meses antes da conclusão da licitação os vencedores dos lotes 3 a 8 da linha Lilás.

À época, o presidente do Metrô, Sergio Avelleda, disse à Folha que o vídeo e o documento não tinham força de prova judicial. Foi essa a conclusão de um processo interno feito pela companhia e de análise do Instituto de Criminalística.

“Os indícios de conluio não se transformaram em provas”, afirmou Avelleda.

O trecho, orçado em cerca de R$ 4 bilhões, será a obra mais cara do Metrô de São Paulo e ligará a Chácara Klabin, na Vila Mariana, à Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, ambos na zona sul.

Autor: Folha de S.Paulo