O projeto do parque temático da Disney em Xangai, que começará a ser construído nos próximos meses para inauguração em 2015, terá um rio artificial de 10 quilômetros de comprimento e 60 metros de largura, segundo os desenhos da construtora que foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo diário “Shanghai Daily”.
O projeto abrange sete quilômetros quadrados, dos quais serão construídos, em uma primeira fase, 3,9 quilômetros para 2015 (1,16 de parque e o restante para estacionamentos, restaurantes e hotéis), e contará com acesso a duas linhas do metrô local, que compartilharão uma estação em suas imediações.
A primeira fase, que vai requerer investimento de 24,5 bilhões de iuanes (US$ 3,73 bilhões), segundo confirmou o prefeito de Xangai, Han Zheng, contará também com um lago artificial de 0,39 km².
O parque temático ficará na zona econômica especial de Pudong, em uma área situada a 21 quilômetros do centro da cidade e a 18 quilômetros do aeroporto internacional da cidade.
O parque temático, que recebeu o sinal verde do Executivo chinês em 2009, depois de quase uma década de negociações, começou a tomar forma em novembro, quando a Companhia Walt Disney assinou o acordo definitivo para a criação do parque com o grupo estatal chinês Xangai Shendi.
Espera-se que esta primeira fase atraia a partir de 2015 cerca de 7,3 milhões de visitantes por ano.
A companhia tem outros cinco parques temáticos no mundo: os de Anaheim (Califórnia) e Orlando (Flórida), inaugurados em 1955 e 1971; o de Tóquio (aberto em 1983), o de Paris (1992) e o de Hong Kong (2005).
Autor: Folha de S.Paulo