Conheça os detalhes do Trecho Sul do Rodoanel

Inaugurado há quase um ano, o Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas já se tornou a opção mais viável para o motorista que precisa trafegar com mais agilidade em torno das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, apesar de apresentar ainda alguns problemas de acesso, retorno, iluminação, cobertura de rastreamento e policiamento.
Quem utiliza a rodovia em seu dia a dia sabe pouco sobre as características e serviços úteis do Anel Viário. O Portal Transporta Brasil reservou uma série de dados, fornecidos pela Dersa, sobre o Trecho Sul.

Características gerais

Com 61,4 km de extensão, a obra iniciada em 19 de setembro de 2006 e finalizada em março de 2010 representa investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, incluindo construção, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais.

Concebida como opção ágil para o acesso dos veículos de passagem pela Região Metropolitana de São Paulo para outras rodovias que cortam a cidade, o Trecho Sul é o segundo a sair do papel, em todo o projeto do Rodoanel, que ainda prevê os trechos Leste e Norte, completando a interligação de todas as rodovias que cortam São Paulo: Dutra, Ayrton Senna, Fernão Dias, Régis Bittencourt, Castelo Branco, Raposo Tavares, Bandeirantes, Anhanguera, Anchieta e Imigrantes. O Trecho Sul é conectado ao Trecho Oeste e suas rodovias interligadas ao ABC Paulista, ao Sistema Anchieta Imigrantes e ao Porto de Santos.

Também conta com as características de uma Rodovia Classe 0 (zero), ou seja, rodovia do padrão técnico mais elevado, com controle total de acesso. A velocidade máxima permitida é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados. Em relação a características gerais, o Trecho Sul conta com:

• 133,2 km de pistas de rolamento (nos dois sentidos);

• 9,3 km em pontes e viadutos;

• 3 faixas com 3,6 metros no trecho entre a Rodovia Régis Bittencourt à Rodovia dos Imigrantes e da Via Anchieta à Mauá;

• 4 faixas com 3,6 metros no trecho entre Rodovia dos Imigrantes e Via Anchieta;

• Acostamentos de 3 metros e refúgio de 1 metro;

• Canteiro central gramado de 11 metros de largura.

Vale ressaltar que não há postos de gasolina na Rodovia, por isso, o motorista que precisa abastecer o veículo poderá achar uma unidade por perto nos seguintes locais:

• Rodovia Régis Bittencourt – km 279 (sentido São Paulo–Curitiba): acesso interligação com a Rod. Régis Bittencourt (BR 116) Km 32 Rodoanel Sul;

• Rodovia dos Imigrantes – km 36 (sentido São Paulo-litoral): acesso interligação com a Rod. dos Imigrantes (SP 160) Km 71 Rodoanel Sul;

• Via Anchieta – km 22 e 29 (sentido São Paulo-litoral): acesso interligação com a Via Anchieta (SP 150) Km 76 Rodoanel Sul;

• Interligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá Km 87.

Pedágio

Por enquanto não há cobrança de pedágio no Trecho Sul, porém, após o início das obras do Trecho Leste, a concessionária responsável pelo empreendimento deverá receber R$ 2,20 por eixo a partir do final deste semestre. Após a inauguração, os pedágios na Via Sul deverão custar R$ 1,65.

Informações sobre serviços

Os Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário e as bases da Polícia Rodoviária Militar se encontram no km 68 da Rodovia. O telefone de Serviço ao Usuário é 0800 05555 10 e o atendimento é 24 horas por dia.

Para descanso, o condutor pode utilizar o bolsão localizado no km 63,8 sentido Rodovia dos Imigrantes. Quem trafega com caminhões com cargas de produtos perigosos pode optar por cinco locais: km 65 e 74,6 (sentido Régis Bittencourt) ou km 59,4, 72,3 e 86,6 (sentido Imigrantes). Motoristas que trafegam com cargas especiais contam com baías no km 68 (sentido Régis Bittencourt) e km 32 (sentido Imigrantes).

Acessos

O Trecho Sul do Rodoanel conta com um grande número de acessos, confira abaixo todas as opções:

Acessos ao Rodoanel Mário Covas

• Avenida Raimundo Pereira de Magalhães — Pirituba — São Paulo;

• Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) — km 25 – Pirituba – São Paulo;

• Via Anhangüera (SP-330) — km 22,5 – Divisa entre os municípios de Osasco e São Paulo (Jardim Jaraguá);

• Rodovia Presidente Castello Branco (Br-374) — Km 19 – Osasco;

• Trevo do Padroeira — Divisa entre os municípios de Osasco e Carapicuíba;

• Rodovia Raposo Tavares (SP-270) — Km 21 – Divisas dos municípios de Osasco, Cotia e São Paulo;

• Rodovia Régis Bittencourt (Br-116) — km 278 – Região de Embu;

• Rodovia dos Imigrantes (Sp-160) — Km 25 – Região de São Bernardo do Campo (Jardim Represa, Parque Imigrantes e Jardim Pinherinho);

• Via Anchieta (Sp-150) — km 25 – Região de São Bernardo do Campo (acesso ao Riacho Grande e a Rodovia Índio Tibiriçá);

• Avenida Papa João XXIII — Bairro do Sertãozinho — Mauá.

Acessos por meio do Rodoanel Mario Covas

• Km 0 — Acesso à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães — Pirituba — São Paulo;

• Km 2 + 600 m — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) — Pistas Norte e Sul;

• Km 4 — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) — Pistas Norte e Sul;

• Km 5 + 900 m — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Via Anhangüera (SP-330) — Pistas Norte e Sul;

• Km 7 + 400 m — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Via Anhangüera (SP-330) — Pistas Norte e Sul;

• Km 14 + 100 m — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Rodovia Presidente Castello Branco (Br-374) — Pistas Oeste e Leste;

• Km 16 — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Rodovia Presidente Castello Branco (Br-374) — Pistas Oeste e Leste;

• Km 19 + 100 — Trevo do Padroeira — acesso aos município de Carapicuíba e Osasco;

• Km 23 + 700 m — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Rodovia Raposo Tavares (SP-270) — Pistas Oeste e Leste;

• Km 25 + 300 m — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Rodovia Raposo Tavares (SP-270) — Pistas Oeste e Leste;

• Km 29 — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Rodovia Régis Bittencourt (Br-116) — Pistas Norte e Sul;

• Km 29 + 800 — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Rodovia Régis Bittencourt (Br-116) — Pistas Norte e Sul;

• Km 69 + 800 m — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Rodovia dos Imigrantes (Sp-160) –Pistas Norte e Sul;

• Km 72 + 200 — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Rodovia dos Imigrantes (Sp-160) –Pistas Norte e Sul;

• Km 75 — Sentido Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) à Avenida Papa João XXII (Mauá) — Via Anchieta (Sp-150) –Pistas Norte, Sul e Marginal Sul;

• KM 76 + 100 — Sentido Avenida Papa João XXIII (Mauá) à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (São Paulo) — Via Anchieta (Sp-150) –Pistas Norte, Sul e Marginal Sul;

• Km 89 — Acesso à interligação da Avenida Papa João XXIII — Região Sertãozinho — Mauá.

Retornos

Os retornos operacionais do Anel Viário estão nos quilômetros: 36; 41; 49; 58; 68; 73,5 e também no km 1,5 e 4,1 do acesso à Mauá.

Autor: Transporta Brasil