Exposição traz projeto do Museu do Amanhã, de Santiago Calatrava

Abriu ao público hoje (15), no Rio de Janeiro, na sede do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), uma exposição reunindo o material de concepção do Museu do Amanhã, feito por Santiago Calatrava. O museu é uma das obras que compõem o Projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. A exposição, que está sendo realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro e pela Fundação Roberto Marinho, tem entrada gratuita e fica aberta até 11 de fevereiro. 

Os visitantes poderão analisar os mais recentes estudos do projeto do Museu e suas perspectivas em 3D. A exposição mostrará também trechos da palestra ministrada por Calatrava em junho de 2010 no Palácio Gustavo Capanema, para estudantes dos cursos de Arquitetura das principais universidades cariocas e profissionais da área. Das inúmeras aquarelas pintadas pelo arquiteto durante seu processo criativo para concepção do Museu, cerca de 50 serão projetadas no local.

O projeto

Inspirado em elementos da Floresta Atlântica, o projeto prevê a construção de um edifício de 12,5 mil m² com coletores solares móveis na fachada. O investimento é estimado em R$ 130 milhões.

O Museu do Amanhã terá dois níveis conectados por rampas. No térreo, ficarão a loja, auditório, restaurante, salas de exposições temporárias e salas de pesquisa e ações educativas, além das áreas administrativas do museu. Já o pavimento superior contará com salas das exposições permanentes, um belvedere para contemplação da vista e um café.

O grande destaque do projeto, no entanto, é a parte externa. Na fachada, o prédio terá grandes estruturas dinâmicas, que se movimentam e servem não só para oferecer sombra, mas também para a colocação de placas fotovoltaicas. Dependendo da hora do dia, o edifício pode ter sua aparência exterior alterada, já que os coletores se ajustarão para melhorar a captação de energia solar.

Calatrava também criou um espelho dágua ao redor do prédio, que servirá não só para mimetizar o museu com as águas da Baía de Guanabara, como também para mostrar como funciona um sistema de filtragem da água do mar. Além disso, a água vai gerar um microclima mais ameno em volta do Museu. O projeto aproveita ao máximo a ventilação natural e a ventilação cruzada.

Serviço:
Exposição “O Museu do Amanhã”
Local: CAU (Centro de Arquitetura e Urbanismo)
Endereço: Rua São Clemente, 117, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)
Data: de 15 de dezembro de 2010 a 11 de fevereiro de 2011
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Autor: PiniWeb