Agradeça que a sua peregrinação anual às compras não inclui passar por estradas de montanha mal conservadas a centenas de metros de altitude, nem desviar de motoristas sem o menor treinamento ou educação. Vamos dar uma volta por oito das estradas mais perigosas do mundo.
Com mais carros e mais pessoas, a segurança nas estradas se tornou uma prioridade global, e muitas das rotas que ofereciam maior perigo à vida dos motoristas foram domadas. Mas como mostra nossa lista, as estradas mais perigosas geralmente combinam uma geografia desafiadora com perigo do elemento humano.
Passo dello Stelvio, Itália
O Passo Stelvio no norte da Itália se parece mais com um sonho do que com um pesadelo, e suas 48 curvas o alçaram a um clichê entre jornalistas que querem testar os limites de um carro. Ainda assim,
em se tratando dos Alpes, a noite e a neve podem acabar rapidamente com a diversão.
Trollstigen, Noruega
Outra sinuosa estrada europeia, a “escada dos trolls” oferece um gradiente de 9% e 11 hairpins. É um destino turístico, e por estar na Europa oferece muito mais requisitos de segurança que a sua localização pode sugerir. Está fechada agora e só deve reabrir no final de abril ou começo de maio.Rodovia Nairobi-Nakuru, Quênia Tem apenas 140 quilômetros, mas a rodovia entre Nairóbi e Nakuru possui uma combinação letal de perigos naturais e produzidos pelo homem. Como se pode ver na reportagem, mesmo com um recapeamento, os motoristas, trabalhadores e pedestres ficam a poucos centímetros uns dos outros.
Túnel Guoliang, China
O que fazer quando seu governo não constrói uma estrada pelas montanhas para romper o isolamento de sua vila? Venda sua criação de animais e comece a martelar a rocha você mesmo, claro. Iniciado em 1972 por Shen Mingxin e outros 13 homens, este túnel foi feito à mão, com “janelas” em seu trajeto.
Estrada Fairy Meadows, Paquistão
No Himalaia ocidental, a “Fairy Meadow” é um destino turístico e ponto de partida para outros passeios pelas montanhas. Ao que parece, pavimentar a estrada a tornaria menos bela, além de eliminar parte da emoção de se imaginar quando vai acontecer o próximo deslizamento de terra.
Estrada Leh-Manali, Índia
Existe apenas uma estrada no mundo em uma altitude maior que a Leh-Manali na Índia, que se contorce por vários passos no Himalaia. Construída e preservada pelo exército Indiano, percorrer seus 480 quilômetros normalmente leva dois dias; deslizamentos e o clima frequentemente forçam o seu fechamento, e a altitude faz com que seus visitantes passem mal
Estrada Yungas, Bolívia
Uma coisa é pegar uma estrada sinuosa em um país desenvolvido; outra é se equilibrar sobre desfiladeiros usados por caminhoneiros que mascam folha de coca. A estrada original de Yungas entre La Paz e Coroico, Bolívia, foi a estrada mais perigosa do mundo por vários anos – baseado no número de acidentes fatais, mas parte dela foi substituída por uma rodovia moderna, deixando o percurso original para ciclistas.
Rodovia Jalalabad, Cabul, Afeganistão
Motoristas sem consideração, falta de fiscalização e o risco de ataques de guerrilha. É provável que não existam estradas mais perigosas no mundo do que as do Afeganistão, onde as tropas da OTAN travam batalhas com o Talibã. Este vídeo mostra as emoções de se dirigir em uma delas, incluindo motoristas na contramão, crianças em busca de adrenalina e transporte de carga sem cuidado algum.
Autor: Jalopnik