Prefeitura divulga visão e diretrizes básicas da Nova Luz

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), anunciou hoje, às 10h, no Teatro Franco Zampari, a visão e as diretrizes básicas do projeto preliminar de requalificação da Nova Luz. Fruto de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Consórcio formado pelas empresas Concremat Engenharia, Cia City, Aecom e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Projeto Nova Luz busca promover a requalificação urbana do polígono formado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Libero – uma área total de 500 mil metros quadrados no coração do centro de São Paulo.

O Projeto Nova Luz é guiado por dezenas de diretrizes, incluindo a potencialização do comércio local, especialmente o setor de tecnologia da rua Santa Ifigênia; a diversificação dos perfis habitacionais e das atividades, de forma a deixar a região sempre ocupada; a recuperação de áreas degradadas; a ampliação das áreas públicas destinadas a praças e ao convício social; a melhoria nas condições gerais de mobilidade e de infraestrutura; a recuperação do patrimônio histórico, cultural e artístico local; e a criação de um ambiente social que promova o desenvolvimento social e econômico da região, atraindo novos moradores, empreendedores e frequentadores.

Algumas das idéias propostas são a construção de um bulevar na avenida Rio Branco, a reforma da rua Mauá de forma a torná-la em um corredor cultural e a criação de um pólo cultural e de entretenimento nas adjacências da Estação da Luz. Ruas como Vitória, Gusmões e outras terão suas calçadas alargadas e ganharão áreas verdes para estimular o uso misto (comercial e residencial). O plano prevê também a ampliação da oferta de residências de maneira a contribuir com a diversidade social da região.

“Valorização da paisagem urbana a partir do enriquecimento paisagístico, da melhoria dos passeios e das vias públicas, o projeto Nova Luz resgata a importância do pedestre, de forma que a população reocupe as calçadas, trazendo de volta a elegância da região e seus bulevares. Neste novo contexto, pedestres e meios de transporte convivem harmoniosamente”, afirma o secretário Miguel Bucalem.

“A ampliação de áreas verdes e de lazer é uma das principais diretrizes no Projeto Nova Luz. Essas áreas servirão tanto como ponto de encontro quanto para manifestações artísticas, convívio social e local de descanso. Outro aspecto fundamental é o reforço da vocação cultural do bairro. As melhorias pretendem atrair novos cafés, restaurantes, cinemas, bares e casas de música, impulsionando a economia da região, criando empregos e gerando um circulo virtuoso”, complementa Bucalem.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Está previsto diálogo com a população. Consultas Públicas iniciadas agora contemplam reuniões com diversos setores da sociedade, bem como abertura das conversações junto aos órgãos técnicos das instâncias municipais e estaduais. Durante esse processo, a população poderá se informar e contribuir com a evolução do projeto por meio do site www.novaluzsp.com.br e do Espaço Projeto Nova Luz.

O Espaço Projeto Nova Luz, localizado na Rua General Couto de Magalhães, 381, funciona como centro cultural e de integração do Projeto com a comunidade. A primeira iniciativa é a exposição “Luz, Câmera, Ação: Nova Luz em foco”, que reúne, até 20 de novembro, 120 fotografias de moradores retratando a região da Nova Luz. Além de exposições, o Espaço receberá palestras, oficinas educativas e outras atividades de promoção à integração social.

Com apenas alguns dias de funcionamento, o Espaço já recebeu mais de 150 visitantes que registraram suas contribuições. Uma moradora, por exemplo, relatou saudosismo da beleza da antiga cidade e da convivência pública de seus familiares com vizinhos. Como sugestões de melhoria, a população aponta a restauração de prédios antigos, o incentivo de atividades culturais, esportivas e de saúde.

O Espaço Projeto Nova Luz irá receber as atualizações referentes ao Projeto de Requalificação Urbana. Os interessados poderão conferir por meio de ilustrações, depoimentos, vídeos e textos explicativos, apresentados de forma simples e didática.

Autor: Assessoria de imprensa