Nova película é capaz de gerar eletricidade a partir da luz solar

Segundo os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, no futuro a película poderá ser usada em janelas e outras áreas envidraçadas para a geração de energia limpa.
A nova película foi desenvolvida pelos cientistas do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), do Brookhaven National Laboratory e do Los Alamos National Laboratory. Uma descrição do novo material foi publicada no jornal científico Chemistry of Materials.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto, a película é formada por um polímero semicondutor combinado com carbono fulereno na forma de gomos de uma bola de futebol. Essa combinação garante o aspecto de tela, muito parecido com uma estrutura molecular composta por 60 átomos de carbono. Quando esse material é aplicado em uma superfície, ele fica com a aparência de pequenos alvéolos.

A absorção da energia solar ocorre nas bordas de cada alvéolo, enquanto a área central é formada por uma camada extremamente fina e transparente do material.

A expectativa da equipe responsável pelo projeto é de que a nova película com características fotovoltaicas seja instalada em janelas de casas, edifícios e veículos e contribua para o desenvolvimento de displays ópticos.

Autor: Depois da Roda