Além de economizar combustível e dinheiro, redução de peso ajuda a diminuir as emissões de dióxido de carbono.
Quanto mais pesado, mais combustível o carro consome, certo? Quase todo motorista sabe bem disso. O curioso é perceber que, nas últimas décadas, em vez de “perder peso”, os carros estão cada dia mais pesados.
Em parte, esse ganho de peso pode ser explicado pelo acréscimo de novos recursos, que antes não existiam. Sistemas de segurança, ar-condicionado, entre outros equipamentos extras contribuíram para o aumento do peso dos veículos.
A boa notícia é que, no futuro, uma nova matéria-prima mais leve poderá ser usada na fabricação de veículos em larga escala. Segundo a Inrekor, empresa responsável pelo desenvolvimento da nova matéria-prima, o material é tão forte quanto o que hoje é usado nos chassis dos carros, além de ser totalmente reciclável.
O Inrekor, que leva o mesmo nome da empresa que o desenvolveu, usa um material chamado AAPRO. Trata-se de uma espuma à base de polipropileno. Para compor as placas de Inrekor, o AAPRO é envolvido por lâminas finas de alumínio, como se fosse um sanduíche.
De acordo com a empresa responsável pelo projeto, um chassi feito com o novo material foi submetido a testes estruturais pelo Warwick Manufacturing Group e a testes de impacto no MIRA. Nos dois testes de segurança, o chassi de Inrekor obteve desempenho tão bom quanto os chassis produzidos com as matérias-primas tradicionais e classificados com cinco estrelas no Euro NCAP.
Na prática, o chassi típico de um sedã de passeio construído com o Inrekor poderá pesar até 300 kg a menos do que um chassi feito com os materiais usados atualmente. A redução de peso corresponde a 15%.
Além de mais leve, a fabricante afirma que o Inrekor custa menos para ser produzido do que a matéria-prima tradicionalmente usada nos chassis atuais. O Inrekor também é mais barato do que a fibra de carbono.
Em entrevista ao site britânico Autocar, Stewart Morley, diretor técnico da Inrekor, informou que a empresa já assinou contrato com uma montadora de veículos e um fabricante de barcos, mas não revelou o nome das empresas. “Não há programas em andamento”, disse Morley. “Prevemos que levará algum tempo. Pode levar de um a dois anos para que um carro-conceito seja anunciado.”
Clique aqui e assista a um vídeo de demonstração do Inrekor, usado no chassi de um kit de montagem de réplica de um Porsche 356 Speedster.
Autor: Depois da Roda