Busca pelo petróleo começa este mês

Os trabalhos de exploração dos seis poços de petróleo na Bacia do Rio do Peixe, região do Sertão paraibano polarizada por Sousa, já devem começar este mês. As empresas Petrobras S/A e a UTC Engenharia, detentoras de lotes de exploração do petróleo na região, receberam ontem pela manhã do governo estadual, através da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), as licenças ambientais necessárias que autorizam a instalação de equipamentos, a perfuração de poços e o transporte do óleo retirado. A solenidade de entrega das licenças aconteceu no Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. A Petrobras vai perfurar quatro poços em Santa Helena, e a UTC Engenharia vai atuar com dois poços em Jerimum e fazenda Esperança II, no município de Triunfo.

O gerente geral de sondagem terrestre da Petrobras, Estênio Galvão Filho, afirmou que com o recebimento das licenças, a segunda etapa será realizada o mais rápido possível. Os investimentos da empresa chegama R$ 1,5 mi. O equipamento será trazido do Rio Grande do Norte, juntamente com parte da equipe que vai atuar na exploração. “Como a sonda é um instrumento que requer especialização, parte da equipe de técnicos necessariamente terá que vir de lá. A equipe de apoio será contratada localmente”, diz. Para esta etapa, a Petrobras deve gerar cerca de 90 empregos diretos e indiretos.

A quantidade e a qualidade do petróleo que pode ser retirada ainda é incerta, mas Estênio Galvão Filho afirmou que os estudos sísmicos realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e aprofundado por técnicos da Petrobrás, garantem que existe petróleo na região. A sonda fará perfurações rotativas, e entre 20 e 30 dias deve alcançar as profundidades desejadas, entre 400 e 1.000 metros.

O líder operacional de contrato da UTC Engenharia, Julio Cezar Duarte, garantiu que os trabalhadores contratados devem ser da própria região. “Nas próximas duas semanas, estaremos abrindo uma nova filial da UTC Engenharia na cidade de Cajazeiras, que vai contratar trabalhadores locais para os trabalhos de terraplenagem e acessos na região”, diz. A exploração dos poços, com profundidades entre 1.380 e 1.650 metros, deve começar em janeiro. Sem citar números, a UTC não prevê o preço que deve alcançar o barril de petróleo da região.

Autor: O Norte