Esalq é destaque no Guia do Estudante da Abril

Dos seis cursos superiores oferecidos em Piracicaba que ganharam cinco estrelas no Guia do Estudante – publicado anualmente pela Editora Abril –, quatro são da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), um da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), e outro da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Da Esalq, se destacaram: Engenharia Agronômica, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Os outros dois cursos da intituição também ficaram bem posicionados, com quatro estrelas: Ciências dos Alimentos e Engenharia Florestal.

“A evolução é muito significativa e importante para a Esalq, que oferece apenas seis cursos. No ano passado, Agronomia e Gestão Ambiental já receberam cinco estrelas, e os outros quatro cursos, quatro estrelas. Este ano, o importante é que já alcançamos 28 das 30 estrelas possíveis. Nossa meta é alcançar as 30 estrelas no ano que vem”, disse o diretor da instituição, Antonio Roque Dechen.
Para o diretor da Esalq, uma informação como esta, de cursos de qualidade, em um guia reconhecido nacionalmente, é crucial para que se faça a opção pela escola na hora do vestibular. “O sucesso só está sendo possível porque contamos com uma ótima infraestrutura e estamos numa situação privilegiada, com um corpo docente de qualidade”, destacou.

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), que desde a criação do Guia tem se mantido bem posicionada em todas as edições, também contribuiu para fortalecer o ensino público, garantindo nota máxima: cinco estrelas. Da Unimep, Pedagogia passa a integrar o grupo de elite. No ano passado, o curso já havia alcançado uma boa posição, com quatro estrelas.

Aurora Joly Perina Mariotti, coordenadora do curso de Pedagogia da Unimep, disse que a posição no ranking é resultado de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos com a colaboração de toda a equipe. Além de corresponder a todos os critérios para avaliação, como titulação dos professores, publicações acadêmicas, laboratórios e participação dos alunos em projetos monitorados, contou muito na avaliação o reconhecimento do curso por outras instituições de ensino. “Professores de outras universidades do país indicam a pedagogia da Unimep como sendo de alto padrão”, disse ela.

Outros oito cursos da Unimep receberam quatro estrelas (administração, direito, educação física, fisioterapia, jornalismo, publicidade e propaganda, rádio e TV e turismo – todos do Campus Taquaral). Além dos 14 que receberam três estrelas (ciência da computação, fonoaudiologia, ciências contábeis, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, sistemas de informação com turmas em Piracicaba; e ainda, arquitetura e urbanismo, direito, engenharia industrial, engenharia de produção e química, com turmas em Santa Bárbara. Também ficou com três estrelas o curso de direito oferecido em Lins).

Da Escola de Engenharia de Piracicaba, apenas Engenharia Ambiental aparece com três estrelas. Nos anos anteriores, Engenharia Civil também estava nesta posição. Para Leonardo Rios, diretor Acadêmico da faculdade, é difícil explicar o que aconteceu, porque não houve nada que pudesse rebaixar o curso. “A avaliação do Guia não abarca muitas informações sobre o contexto da escola, o que pode levar a uma conclusão incompleta sobre a qualidade de um curso”, observa Rios.

O coordenador de graduação da FOP, professor Pablo Agustin Vargas, atribui a classificação à excelente qualidade dos professores: “O corpo docente da faculdade é composto 100% por doutores, sendo que 50% deles realizaram ‘pós doc’ no exterior. A infraestrutura da unidade é compatível com as melhores faculdades de odontologia do país”.

O Guia do Estudante é fruto de parceria entre a Editora Abril e o Banco Real. A proposta é identificar, valorizar e difundir as melhores instituições de ensino superior do país. A publicação auxilia estudantes do ensino médio a avaliar a qualidade do ensino superior e aponta os melhores cursos universitários públicos e privados do país (universidades, faculdades, centros universitários, entre outros). O resultado nacional, com a classificação das graduações estreladas por área e instituição, será publicado na edição que chega às bancas em outubro.

Autor: A Tribuna