O megacongestionamento chinês de mais de uma semana é apenas um dos exemplos recentes de falhas grotescas no fluxo de veículos. A lista a seguir mostra dez dos piores congestionamentos da história. Adivinha quem está na frente?
I-78 na Pensilvânia em 15 de fevereiro de 2007
A combinação de neve, gelo e acidentes produziu um resultado campeão na Pensilvânia no inverno de 2007. Devido a desentendimentos entre a polícia do estado, o governador e a guarda nacional, horas se passaram até que as vias de acesso à I-78 fossem fechadas, e algumas pessoas tiveram de passar 24 horas presas em seus veículos. A essa altura, o congestionamento já passava dos 80 km.
Cruzamento da I-95/495/395 em Springfield, Virgínia em 2001
Em 2001, um caminhão capotou no cruzamento da I-95 com o anel viário de Washington. Isoladamente, não teria sido um problema muito grande, mas o caminhão estava carregado com pólvora. O governo local o deixou por lá durante o rush da manhã, até decidir por volta da uma da tarde, que era hora de fechar a rodovia inteira para iniciar o processo de remoção e limpeza. O congestionamento resultante se prolongou por quilômetros em todas as direções e, segundo relatos, três mulheres deram a luz em meio a tudo isso.
I-35 em Lake Dallas, Texas em 15 de novembro de 2007
Um caminhão-tanque perdeu o controle na I-35 em Lake Dallas, Texas, bateu na proteção central da rodovia e explodiu. A estrada foi fechada por volta da uma da tarde, e era a única roda direta do lago Lewisville para o condado de Denton. Os motoristas podiam pegar duas estradas vicinais por cidades pequenas em um trajeto de quatro horas, ou dirigir ao redor do lago. Eesultado: horas de atrasos. O incêndio do acidente fechou a estrada por dias, e os consertos noturnos duraram semanas até que toda a rodovia fosse liberada
Fronteira entre as Alemanhas ocidental e oriental em 12 de abril de 1990
Considerado por muitos (e registrado no Guinness) como o congestionamento com o maior número de carros envolvidos, o engarrafamento de abril de 1990 na fronteira entre as duas Alemanhas teve cerca de 18 milhões de carros envolvidos. Tentavam sair da Berlin oriental, mas terminaram presos no trânsito.
Seattle, Washington em 26 de novembro de 2007
Enquanto o Seattle Seahawks jogava futebol com as mãos, o resto da cidade tentava voltar do trabalho para a casa. A mãe natureza resolveu que seria uma excelente hora para derrubar uma camada de cinco centímetros de neve, e depois despencar a temperatura para que tudo se transformasse em uma grande pedra de gelo. A cidade tinha apenas 27 caminhões e tratores prontos para uma situação dessas, então os motoristas ficaram presos e abandonaram seus carros nas rodovias que cortavam a região. Mais tarde, com o final do jogo, mais pessoas pegaram seus carros para voltar para casa, o que só piorou as coisas. Teve gente que ficou parada por doze horas.
Rodovia entre Lyon e Paris em 16 de fevereiro de 1980
Com o retorno de dezenas de milhares de parisienses após a temporada de esqui, a combinação do clima ruim com o excesso de carros causou o maior congestionamento até então, com 175 quilômetros. Curiosamente, o volume de trânsito na região de Paris aproximadamente dobra a cada vinte anos, então é uma questão de tempo para que o recorde seja quebrado.
Massachusetts e Rhode Island em 1978
No inverno de 1978, uma nevasca gigantesca despejou uma camada enorme de neve em Massachusetts e Rhode Island. Os carros que estavam nas avenidas e rodovias foram soterrados em seus lugares, e seus motoristas foram instruídos a deixar os veículos. Algumas pessoas morreram de frio em seus carros. Quando a neve parou de cair, muitos carros foram removidos da rodovia com empilhadeiras, mas seus operadores nem sempre deixavam o garfo baixo o bastante, então quando alguns motoristas foram buscar seus carros, encontravam dois buracos em sua lateral.
Arredores de Bethel, Nova Iorque entre 14 e 19 de agosto de 1969
A história do festival de Woodstock é repleta de erros de planejamento e pessoas não muito dispostas a colaborar. Quando a polícia estadual de Nova Iorque ouviu que os 50.000 espectadores de Woodstock estavam mais para 500.000, negou-se a implementar o plano de trânsito definido com os organizadores do evento. O resultado foi um congestionamento monumental na New York State Thruway e na rodovia 17B. Os artistas do festival tiveram que chegar de helicóptero. A confusão durou os três dias do evento, e muitos largaram seus carros e seguiram até o festival caminhando.
Região de Nova Iorque em 11 de setembro de 2001
No caos que seguiu os ataques de 11 de setembro, o trânsito foi uma das muitas coisas afetadas. Todos os túneis e pontes para Manhattan foram fechados, exceto para os veículos de emergência. O trânsito ficou parado por toda a região da cidade. Além disso, o fechamento de boa parte do transporte público em Manhattan não ajudou as coisas. Os engarrafamentos causados pelo fechamento do espaço aéreo duraram dias, assim, qualquer um que precisasse sair do lugar foi afetado.
Hora do rush em São Paulo *
Todas as noites, na hora do rush, São Paulo vive um dos piores congestionamentos do mundo. Com tempo bom, em uma noite comum, os motoristas podem encontrar cerca de 80 quilômetros de engarrafamentos. Dobre o número em caso de chuva. Caso haja um excesso de acidentes ou uma greve nos transportes públicos, pode esquecer. O maior engarrafamento registrado até hoje teve mais de 290 quilômetros em junho de 2009, uma véspera de feriado de Corpus Christi com chuva.
Autor: Jalopnik