Primeiro híbrido movido a diesel e eletricidade chegará ao mercado europeu em 2011

O crossover 3008 HYbrid4, da Peugeot, chama a atenção pelo torque e por oferecer quatro modos de uso, que podem ser escolhidos pelo motorista em um toque de botão.

Primeiro híbrido do mercado a usar diesel e energia elétrica, o 3008 HYbrid4 vem equipado com dois propulsores. Sob o capô dianteiro, há um motor diesel 2.0 turbo, que oferece 163 cv de potência e é usado na tração dianteira. O motor elétrico fica na parte traseira do veículo e rende37 cv de potência, fornecendo tração traseira. No total, o condutor tem à disposição 200 cv de potência. 

No quesito torque, o modelo traz bons números. O motor diesel entrega 30,6 mkgf. Já o propulsor elétrico oferece 20,4 mkgf. Ao usar os dois motores juntos, o 3008 HYbrid4 atinge 51 mkgf. 

Durante a condução do veículo, o motorista pode escolher entre quatro modos de operação, são eles: Auto, ZEV, Four-wheel drive e Sport. No modo Auto, é o 3008 HYbrid4 que determina qual motor será usado, para otimizar a relação desempenho/autonomia.

O modo ZEV (Zero Emission Vehicle ― veículo de emissão zero) usa apenas o motor elétrico para mover o carro. Já no modo Four-wheel drive, a tração é nas quatro rodas e os dois motores são usados ao mesmo tempo. O modo Sport também usa tração integral, mas prioriza o desempenho do crossover.

O 3008 HYbrid4 oferece câmbio manual automatizado com seis marchas e atinge a velicidade máxima de 209 km/h. Clique aqui e veja uma galeria de fotos do modelo.

Autor: Depois da Roda