Câmeras de infravermelho podem evitar incêndios em túneis, diz estudo

Alguns dos incêndios mais letais no interior de túneis podem ser evitados graças ao uso de um sistema experimental capaz de identificar carros e caminhões que estão sob risco de incêndio, antes mesmo de eles entrarem em um túnel, afirmam especialistas.

A maioria dos incêndios em túneis é causada por defeitos no sistema de freios ou no motor dos veículos. Essas falhas fazem com que os componentes se aqueçam muito além dos limites seguros, provocando chamas e até mesmo explosões. 

Esse tipo de incêndio é tão assustador que já serviu de tema para filmes. Você se lembra de Daylight? Para quem não viu ou não se lembra, Daylight é um filme-catástrofe que mostra uma explosão, seguida de incêndio, em um túnel de Nova York.

Apesar do uso de efeitos especiais, e de uma boa dose de ficção, algumas cenas de Daylight ilustram bem a tragédia que pode se tornar um incêndio em túnel. 

Para tentar evitar incêndios causados por defeitos no conjunto de freios, no motor ou em outras partes dos veículos, engenheiros da Siemens estão desenvolvendo um novo sistema de segurança, informa uma reportagem da revista New Scientist.

Durante testes realizados fora do túnel Aubinger, nos arredores de Munique, na Alemanha, os engenheiros da Siemens instalarão câmeras de infravermelho em um ponto a 1 km de distância da entrada do túnel.

As câmeras de infravermelho serão apontadas para a pista, a fim de identificar veículos com componentes superaquecidos. De acordo com os especialistas, as imagens obtidas serão comparadas automaticamente com imagens de referência de cada tipo de veículo, para identificar sinais de superaquecimento de componentes.

Ao identificar um veículo com problemas, o sistema emitirá um alerta sonoro na central de monitoramento. Equipes de vigilância rodoviária, posicionadas próximo ao túnel, interceptarão o veículo indicado para verificação.

Muitas das cargas transportadas por veículos comerciais também podem alimentar incêndios. Um incêndio em um caminhão, no interior do túnel que corta o Mont Blanc, nos Alpes Franceses, matou 39 pessoas em 1999. O acidente tornou-se ainda pior porque outro caminhão, que transportava margarina, também pegou fogo.

Para ajudar a combater esse tipo de ocorrência, a Siemens está desenvolvendo etiquetas com sistema de identificação por radiofrequência (RFID). Essas etiquetas serão capazes de transmitir informações sobre a carga transportada por um caminhão para sensores instalados na entrada do túnel. Se um incêndio acontecer, os bombeiros saberão antes que tipo de substância eles enfrentarão e poderão agir com mais eficiência e segurança

Autor: Depois da Roda