Exército começa escavação para Via Expressa Portuária esta semana

Até o final da semana os soldados do 10º Batalhão de Engenharia de Construção, de Lages, começam a escavação da área onde será construída a Via Expressa Portuária, em Itajaí. O levantamento topográfico foi finalizado, seguindo o cronograma previsto, segundo o Exército.

– Dando início às escavações, a gente conclui a drenagem, depois faz a terraplanagem e, enfim, a pavimentação – explica o tenente Leandro Levinski, que prevê o término da primeira etapa em cinco meses.

O Exército está na cidade há cerca de 30 dias. O acampamento foi montado no Bairro Cordeiros. Por enquanto, 25 soldados estão no município. Quando a construção começar, outros 30 completarão o quadro.

O Batalhão de Construção de Lages foi contratado pelo Dnit, que pagará toda a obra. Como contrapartida, a prefeitura de Itajaí ficou responsável por deixar pronto o projeto da Via Portuária, realocar as famílias do entorno e fazer um levantamento dos imóveis que ainda serão indenizados.

– Nós procuramos o governo federal semana passada para negociar a desapropriação das famílias que não possuem escritura dos imóveis. A licitação para a contratação da empresa que fará a avaliação dos imóveis já foi aberta – explicou João Omar Macagnan, secretário municipal de Planejamento e Orçamento.

Ainda não há estimativa do valor a ser gasto com as indenizações. Faltam desapropriar 155 imóveis. A Via Portuária promete desafogar o trânsito de caminhões do Centro de Itajaí, ligando o porto à BR-101

Autor: Clic RBS