Pesquisadores, estudantes e empreendedores poderão encaminhar até 30 de setembro ideias para o programa Eco Challenge: Powering the Grid, da General Electric, que prevê investimentos de US$ 200 milhões em nível mundial.
O objetivo é incentivar projetos na área de geração, distribuição e uso de energia renovável. A iniciativa visa buscar soluções para geração de energia limpa e a diversificação das matrizes energéticas existentes.
São três as categorias: Energias Renováveis, Rede Elétrica e Casas e Prédios Ecológicos. O programa é aberto a maiores de 18 anos.
Os participantes selecionados receberão um aporte de investimentos no valor inicial de US$ 100 mil e estabelecerão relações comerciais com a GE, trabalhando em conjunto com cientistas, técnicos e pesquisadores da companhia em seus centros de pesquisa.
Originalidade das ideias
Para participar é necessário registrar-se no site. A proposta – que pode ser individual ou em grupo – deve ser clara e detalhada, de forma que descreva etapas de execução das tecnologias a serem desenvolvidas. Em caso de inscrição em grupo, é preciso indicar o responsável.
Também é necessário informar se a ideia tem algum pedido de patente. Além disso, o participante pode enviar um vídeo opcional, mas é obrigatório o envio de uma foto simples, do participante, grupo, empresa ou organização.
O júri selecionará as ideias como base na originalidade, viabilidade e impacto dos projetos. Na primeira fase, até 30 de setembro, o público geral votará nas melhores ideias, mas a decisão final será da comissão da GE. Na segunda, de 1º de outubro a 30 de novembro, a companhia anunciará os projetos com os quais ela pretende estabelecer relações comerciais.
Mais informações podem ser obtidas no site www.ecomagination.com/challenge.
Autor: Agência Fapesp