Ciclo de Debates recebe o candidato Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin, candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSDB, participou do Ciclo de Debates “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”, dia 2 de agosto, na sede do Instituto de Engenharia. 

Iniciativa conjunta da Apeop, do Instituto de Engenharia, Secovi-SP, SindusCon-SP, Sinicesp e Sinaenco o evento tem três objetivos: estabelecer o diálogo franco com todos os candidatos, estimular a parceria entre o poder público e a iniciativa privada e contribuir para o processo eleitoral. 

O candidato iniciou a sua exposição dizendo que São Paulo vem crescendo acima do PIB brasileiro desde 2004 e, se o Brasil crescesse 7% ao ano, São Paulo deveria crescer mais de 8%. 

Comentou sobre a força da economia, da agricultura e do agronegócio do País, “somos o primeiro produtor mundial de açúcar, álcool, suco de laranja, ovos, borracha, flores e frutas, importante produtor de frango e de café, e o primeiro exportador mundial de carne bovina”. 

Uma das propostas de governo apresentada foi a criação de parques tecnológicos. “O primeiro deles foi o de São José dos Campos, funciona admiravelmente bem e já temos hoje credenciado onze parques tecnológicos, e a nossa meta é chegar a 30 no Estado de São Paulo”, disse Geraldo Alckmin. 

Alckmin disse ainda que quer unir as universidades, os institutos de pesquisa, a iniciativa privada e as empresas para a inovação, pesquisa e desenvolvimento. Segundo ele, já que as multinacionais geralmente têm, em média, quatro centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, o candidato quer que um deles seja em São Paulo. 

“Aqui mesmo pertinho no Jaguaré, na marginal do rio Pinheiros, nós vamos ter o parque tecnológico do Jaguaré, do lado da USP (Universidade de São Paulo), do lado do Ipei (Instituto de Pesquisa e Estudos Industriais), do lado do Instituto Butantã. Será o primeiro da cidade de São Paulo.” 

Sobre a educação a proposta no ensino fundamental é caminhar para a escola de ensino integral. Assim no primeiro período o aluno cursa a série correspondente e à tarde faz aulas de reforço e de informática e participa de atividades culturais e esportivas, assim o aluno pode ficar o dia todo na escola. 

O candidato disse que ensino médio precisa ter um grande estímulo, por isso pretende ampliar e aliar o ensino médio com o técnico, oferecendo as duas oportunidades. “Hoje o jovem tem de terminar o ensino médio e depois fazer o técnico”, ressaltou Geraldo Alckmin. 

“O que nós queremos é que o aluno possa no segundo ano do ensino médio, fazer a ETEC. Então, ele faz à tarde Escola Técnica Estadual, o ensino médio e à noite, o técnico. Ele sai com os dois diplomas, ganha um ano e meio e fica estimulado no ensino médio”, destacou Alckmin. 

O candidato também quer oferecer estudos para quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental e médio. Para isso, criou o, EJA (Escola de Jovens e Adultos), na qual os alunos estudam à noite. 

A saúde que é preocupação em qualquer lugar do mundo. Para o candidato, é preciso ter políticas públicas para a melhor idade. É preciso também fazer controle de doenças e prevenção. “A maioria das doenças nós contraímos por maus hábitos. Se a gente melhorar os hábitos das pessoas, nós vamos ter um ganho fantástico”, afirma Alckmin. 

Na área de segurança pública, o candidato pretende dobrar a polícia comunitária, fazer audiência com os presos por meio de videoconferência, assim os policiais podem investigar outros problemas em vez de ficar transportando presos ao fórum. Falou também que as delegacias deverão ter o padrão poupatempo para que os serviços fiquem mais rápidos e eficientes. 

Para habitação, foi apresentada a ideia do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social e o Fundo Garantidor, com o objetivo de colocar dinheiro para cobrir o subsídio das famílias de baixa renda. 

Próximos candidatos: 

Fábio Feldmann do PV – 9 de agosto
Celso Russomano do PP – 16 de agosto 

Os eventos acontecem na sede do Instituto de Engenharia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, das 10 às 12 horas.
Informações: www.iengenharia.org.br

Clique aqui e veja a galeria de imagens.

Autor: Marília Ravasio