Novos dados divulgados pelo governo americano nesta segunda-feira indicam que o acidente com a plataforma de petróleo operada pela petroleira britânica BP no Golfo do México despejou quase 5 milhões de barris no oceano, tornando-se o maior vazamento acidental de petróleo da história
Segundo uma equipe de cientistas do governo, desde o início do vazamento, em 20 de abril, até 15 de julho, quando poço danificado foi finalmente vedado, 4,9 milhões de barris de petróleo foram liberados no Golfo do México.
Desse total, apenas cerca de 800 mil barris foram coletados durante a operação de limpeza na região.
O volume despejado ultrapassa os cerca de 3,3 milhões de barris de petróleo vazados após a explosão do poço Ixtoc I no Golfo do México, em 1979, que era até então considerado o maior da história.
O vazamento da BP já era considerado o maior da história americana.
Poço
O petróleo começou a vazar após a explosão e o afundamento da plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP, em um acidente que matou 11 funcionários.
Os cientistas estimam que, imediatamente após a explosão, 62 mil barris de petróleo vazavam por dia no Golfo do México.
Esse volume reduzido gradualmente, e chegava a 53 mil barris diários no dia 15 de julho, quando a BP colocou uma tampa sobre o poço danificado, interrompendo o fluxo de petróleo.
Agora a empresa se prepara para tentar vedar definitivamente o poço danificado, que está localizado a cerca de 1,5 mil metros de profundidade.
Testes finais previstos para segunda-feira foram adiados devido a um problema hidráulico e devem ser realizados nesta terça-feira.
Autor: BBC