Novo corredor Diadema-SP divide opiniões

A partir da madrugada deste sábado (31), por volta de 4h, quando os ônibus começam a rodar, estará funcionando oficialmente o corredor Diadema-SP (Morumbi/ Berrini), que vai ligar o município do ABC à Zona Sul da capital. A mudança, que garantirá faixa exclusiva para ônibus, divide opiniões de moradores da região. O trajeto de 24 km foi inaugurado nesta sexta (30) pelo governador Alberto Goldman.

“Para os motoristas (de carros de passeio), o corredor é uma tragédia. Vai aumentar o trânsito. Para mim, é bom”, afirmou o taxista Marcio Ângelo Fragnan, que mora em Cidade Ademar, bairro por onde passará a faixa exclusiva. O corredor, inaugurado após mais de 20 anos de espera, ligará o terminal de Diadema às estações de trem Morumbi e Berrini, passando por vias como a Avenida Cupecê e a Professor Vicente Rao. Em discurso pela manhã, Goldman afirmou que a obra beneficiará 85 mil pessoas por dia.

“O corredor é ótimo. Para vir de Diadema vai ficar muito bom”, apostou o aposentado Moacir Minini, de 78 anos, usuário de ônibus na região. “De imediato, vai causar muito trânsito”, previu o vendedor autônomo Flavio Medeiros, de 54 anos.

Para “testar” a nova faixa exclusiva, Goldman, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Luiz Portella, andaram por alguns metros em um ônibus separado para eles no trecho do corredor que passa pela Avenida Cupecê. O prefeito de Diadema, Mario Reali, também esteve no evento. Antes, o governador ressaltou a importância do investimento, que , segundo ele, consumiu R$ 24 milhões. Entre as promessas feita por ele, está a de colocar ônibus movidos à energia elétrica no ano que vem.

Mais rápido

Ao tomar a palavra, o secretário Portella disse que a viagem entre Diadema e a Zona Sul de São Paulo por este corredor vai levar a metade do tempo. “As pessoas que faziam esse circuito em 1h, levarão agora meia hora.” Ao longo dos 24 km de faixa exclusiva, passarão 15 linhas de ônibus – 13 já existentes e duas criadas agora – e haverá 36 pontos de parada. Além do trem, o usuário poderá fazer a integração com o metrô pela Linha 5-Lilás, na futura estação Brooklin-Campo Belo.

Ao falar com os jornalistas sobre a obra, o prefeito Gilberto Kassab prometeu ônibus “mais modernos” e maiores, como os articulados, para evitar o incômodo da superlotação. Além disso, está previsto um reforço nos alambrados a fim de que não sejam danificados para a passagem de pedrestres que não atravessam no sinal e na faixa exclusiva para eles.

Pela manhã, operários davam os últimos retoques no jardim do canteiro central na Avenida Cupecê. Nela, o corredor funciona nos dois sentidos. Faixas anunciavam a mudança no tráfego do local a partir deste sábado.

Autor: G1