Daqui a pouco vamos ter que inventar um Guinness Book só para os feitos dos robôs. No começo do mês, o robô Ranger quebrou o recorde de maior caminhada entre seus concorrentes. Desenvolvido pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, ele andou por mais de 23 quilômetros, até seu combustível acabar.
Durante o percurso, o robô deu 108,5 voltas – ou 65.185 passos – na pista de corrida da universidade. Segundo o site da Wired , ele caminhou durante 10 horas, 40 minutos e 48 segundos até parar. Apesar de estar sempre acompanhado por um ser humano, não foi tocado nenhuma vez durante o percurso.
O recorde anterior pertencia ao BigDog, um robô desenvolvido pela empresa Boston Dynamics que havia conseguido andar por 20,6 quilômetros. Em 2008, a versão anterior do Ranger havia caminhado somente 9 quilômetros.
Seis microprocessadores coordenaram os passos do robô, mas as curvas precisaram ser comandadas por um controle remoto. Na “cabeça” do robô, podemos ver formas azuladas, que se parecem com olhos. Na verdade, elas são almofadas de espuma, para protegê-lo em caso de queda.
Autor: Galileu