Porto privativo da Ford: mais de 500 mil veículos transportados

Sim, a Ford tem um porto exclusivo para movimentação de suas cargas no Brasil e ele vem cheio de números importantes para a montadora. O Terminal Miguel de Oliveira fica no município de Camaçari, Bahia, e é o único privativo da montadora em todo o mundo. Desde sua inauguração em outubro de 2005, mais de 500 mil veículos já passaram por lá, seja saindo ou chegando ao País.

Para ter uma ideia: no primeiro embarque feito neste porto, 1.750 carros fabricados aqui foram enviados ao México. Hoje, na lista das exportações, o Ford EcoSport lidera com 55% enquanto os Fiesta Sedan e Hatch vêm em seguida com 32% e 13%, respectivamente. Todas as operações são controladas por um moderno sistema de radiofrequência capaz de localizar qualquer carro em segundos.

A criação do terminal tornou as operações de logística da Ford ainda mais dinâmicas, diminuindo a distância entre a fábrica e o embarque de seus carros. Sem contar que tirou das ruas de Salvador os chamados “cegonheiros” – caminhões que transportavam veículos Ford para o porto da cidade. 

Com padrões de segurança e qualidade de operações equivalentes aos dos melhores portos do mundo, o Miguel de Oliveira recebe navios de até 200 metros. Ele conta com pátio de 119 mil metros quadrados e capacidade para mais de seis mil veículos, além de um píer exclusivo com 195 metros de comprimento. Para embarque e desembarque dos veículos, há dez baías com rampas onde podem operar até dez caminhões-cegonha ao mesmo tempo.

Autor: Jalopnik