A JAXA, agência espacial do Japão, tem um projeto ambicioso de 2,2 bilhões dólares da JAXA. Ela planejava colocar robôs humanóides para explorar a Lua até 2015. Agora, um anúncio oficial do Gabinete do Primeiro Ministro revelou que os japoneses também poderão ter uma base lunar tripulada por robôs em 2020.
A base, movida a energia solar, poderá servir de lar para os robôs colonizadores e para homens quando a humanidade decidir habitar o espaço no futuro. Os próprios robôs que chegarem ao satélite em 2015 serão os responsáveis por sua construção no polo sul da Lua.
Parecidas com o personagem Wall-E, da Disney, as máquinas superinteligentes também serão movidas a energia solar. E equipadas com câmeras de alta resolução, sismógrafos para explorar o subsolo lunar e braços similares aos humanos, que coletarão rochas que que serão enviadas à Terra para análise. Elas gozarão de inteligência avançada e autonomia para tomar decisões. Com tanta liberdade, só esperamos que não façam da Lua o quartel general para uma revolução à Matrix.
Autor: Revista Galileu