Estudantes de engenharia elétrica de São Bernardo do Campo, no ABC, inventaram um pebolim (ou totó) inteligente, para um jogador só, no qual um dos times é controlado por braços automáticos, comandados por um programa de computador.
Outro aparelho é ligado a um programa informatizado para acabar com o problema dos motoristas que ficam dando voltas no estacionamento em busca de uma vaga. O sistema indica onde tem lugar disponível.
“Você vai saber a vaga que você vai parar logo na entrada do estacionamento. Quando você entra no estacionamento essa vaga fica reservada para você. A vaga fica com o status de reservada, ou seja, não vai ser disponibilizada para nenhum carro que entrar”, diz Lucas Costa.
Para evitar acidentes no trânsito, uma equipe criou a luz de freio que pode emitir avisos para quem vem atrás do veículo: é o dispositivo anticolisão traseira.
“Ele serve para avisar o motorista que vem atrás de você o que está acontecendo para evitar uma colisão traseira com antecedência”, diz Bruno Moreira.
Um outro grupo criou um sistema de auto-afinação instalado na guitarra e pré-programado. “A vantagem, é velocidade para afinar a guitarra principalmente para estudantes”, diz Caio Mazzini. “Ele vai poder escolher o padrão de afinação dele e a partir dai se divertir e tocar o padrão desejado.”
Autor: G1