Ideias para o futuro do trânsito – Parte II

Agora, vamos completar a histórias com os quatro projetos restantes. Junte com o post anterior e veja se você concorda e/ou acrescenta novas, ok?
5. Veículos de emergência e motos com sinalização digital
Ambulâncias vão transmitir digitalmente um sinal de “saia da frente” para os carros à frente, ou até pedir automaticamente para eles diminuírem a velocidade e mudarem de faixa. As motos também terão um sistema parecido, só que para alertar o carro em caso de proximidade. 

6. Mantendo na faixa 

Novos satélites permitirão aos carros marcar sua posição com precisão de centímetros. Esse nível de acuidade pode ajudar os carros a se manterem na mesma faixa mesmo algo aconteça ao motorista, como ele dormir, por exemplo. Isso funcionaria inclusive sob chuva torrencial, neve ou em estradas com sinalização de solo deficiente (alô, Brasil?)

7. Cruzamentos inteligentes 

Você nunca verá o motorista bêbado dizer que furou o farol vermelho. Mas um cruzamento inteligente pode salvar vidas. Cerca de 20% de todas as batidas com vítimas fatais e 40% dos acidentes ocorrem em cruzamentos.

Os cruzamentos inteligentes vão se comunicar com os carros, dando alertas visuais e sonoros para eles. Os mais sofisticados, inclusive, serão capazes até de acionar os sistemas de frenagem automática, que serão comuns nos veículos do futuro – impedindo, dessa forma, que furem o sinal e causem um acidente.

8. Estacionamentos que falam 

Muitos carros já podem estacionar sozinhos sem o auxílio humano (um deles até já chegou ao Brasil). Mas os carros do futuro irão “conversar” com os estacionamentos inteligentes, sabendo quando e onde há vagas disponíveis. Isso irá poupar tempo e combustível por não ficar como um idiota procurando uma vaga com as crianças e a mulher no carro na semana do Natal. Seria possível, até, deixar os carros estacionarem sozinhos. Que tal, hein?

Autor: Depois da Roda