A graduação terá duração de cinco anos e dará sequência ao curso técnico de mineração que já é oferecido na cidade há 20 anos
O curso é oferecido em apenas seis universidades do país e agora passa a fazer parte do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/Araxá), a partir do próximo semestre. Foi escolhida para implantação do curso, pois fica em um local estratégico, entre várias mineradoras.
A graduação terá duração de cinco anos e o engenheiro de minas depois de formado será o responsável pelo processo de identificação, extração, tratamento e venda de recursos minerais. O curso técnico em mineração já existe na cidade há mais de vinte anos e a vinda do curso superior para o município, segundo o diretor do Cefet, Vicente Donizete da Silva, faz parte do processo de verticalização de ensino, que vai desde o curso técnico, passa pela graduação e finaliza na pós-graduação.
“Nós vimos que com a vinda deste curso dentro deste projeto de verticalização o aluno faz um curso técnico, posteriormente ele presta um vestibular para engenharia e possivelmente depois ele vai fazer a sua pós-graduação. Este é um anseio da comunidade local e regional até por que nós temos uma área com excelência mineral”, ressaltou.
As inscrições começam nesta terça-feira 1º de junho e vão até dia 8 de junho pelo site www.copeve.cefetmg.br. As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de junho no campus do Cefet/Araxá.
Autor: Jornal Araxá